PUB
“Taipas Vila Romana” encerra Festas de S. Pedro 2011
Terça-feira, Julho 5, 2011

A edição de 2011 das festas da Vila e S. Pedro encerram nos próximos dias com a realização da “Taipas Vila Romana”.

Uma iniciativa inédita na vila das Taipas e que pretende, à semelhança de outras, ganhar raízes e passar a fazer parte dos eventos de grande envergadura e que trazem muita gente à vila, que figuram anualmente no programa das festas de S. Pedro.

Será o regresso à Era Romana, do Imperador César Marco Úlpio Nerva de Trajano.

O Centro nevrálgico desta recreação romana será o Largo da Pensão Vilas, onde estará montado o mercado e a arena, onde se realizaram diariamente as lutas de Gladiadores.

A organização desta iniciativa estará a cargo da Associação dos Artesãos da Região Minho que contará com o apoio da Junta de Freguesia de Caldelas e da Taipas Termal, para além de outras entidades e associações da vila que, a convite da Junta de Freguesia, se quiseram associar ao evento. Os figurantes e algumas das encenações a realizar durante o evento estarão a cargo de algumas das colectividades locais. Contudo, desde que trajado a rigor (época romana), qualquer pessoa se poderá associar ao evento.

A abertura oficial deste novo acontecimento, com o anúncio da chegada do Imperador à nossa vila, está agendada para as 19 horas da próxima quinta-feira (7 de Julho), no Largo da Pensão Vilas.

Nos dias seguintes, até domingo, vão realizar-se diferentes iniciativas de recreação da época. Animação de rua, com desfile da 17ª Legião Romana, pelas diferentes ruas das Taipas. À noite, terão lugar as Lutas de Gladiadores (arena). A recreação da venda de escravos também fará parte das encenações a levar a cabo pelos participantes. Todos os dias, entre as 10 e as 24 horas, vai estar em funcionamento o Mercado da época.

Na noite de Sábado (21.30 horas) acontecerá aquele que a organização pretende que seja o momento mais alto desta iniciativa. O Cortejo do Imperador, com a presença de todos os participantes a desfilar pelas ruas da vila.