PUB
Só deu UMinho na II Gala de Desporto da FADU
Terça-feira, Outubro 6, 2009

A Universidade do Minho foi a mais laureada na noite das estrelas da FADU ao trazer o prémio de melhor equipa e melhor treinador do ano para o Andebol Masculino e o seu treinador Gabriel Oliveira.

A academia minhota teve na noite do dia 1 de Outubro o reconhecimento do órgão máximo das provas de desporto universitário em Portugal – a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). O evento coincidiu com o encerramento da época desportiva 2008/2009 e serviu como prova de lançamento para mais uma temporada.

A vitrina de troféus da UM voltou a ficar mais preenchida. É que após uma época desportiva com a bandeira da UMinho no mastro principal em muitas competições, coube à FADU reconhecer o mérito aos minhotos.

A excepção à regra foi o título de melhor atleta feminina que ficou para Sara Moreira do Instituto Politécnico do Porto e melhor atleta masculino da temporada que foi entregue a Adriano Paço da UPorto.

Mas a lógica e as instituições às vezes não combinam e apesar dos atletas do Minho terem pulverizado em quase todas as categorias, ficou um “sabor amargo de boca” na categoria de melhor atleta masculino onde o campeão Europeu de Taekwondo -67Kg José Fernandes viu o galardão entregue ao atleta campeão nacional de voleibol Adriano Paço da UPorto.

A FADU aproveitou a ocasião para laurear os desportistas que mais brilharam durante a época desportiva. Aí o denominador comum foi mais uma vez… o Minho, com José Fernandes do Taekwondo, Michalina Valaskova no Golfe, Paulo Gonçalves no Karaté e o colectivo de Andebol Masculino a trazerem galardões prestigio.

O campeão Olímpico do Triplo-Salto, Nelson Évora, Ana Cachola medalha de bronze nas Universiadas em Judo -63kg, Sónia Tavares bronze no Atletismo nas Universiadas, e Sara Moreira com duas medalhas de ouro de atletismo foram também brindados pela FADU na noite de gala.

Para além destas, ainda pela UMinho foi galardoado Pedro Dias, Director Adjunto do Departamento Desportivo e Cultural da UMinho, com a Distinção Especial pela sua contribuição e dedicação ao desporto universitário. Ausente no Croácia, onde está como delegado técnico da FISU no UEFA Futsal CUP, o troféu foi recebido pelo Director do Departamento, Fernando Parente.

Visivelmente satisfeito o presidente da FADU, André Couto, era o rosto da alegria pela boa prestação que as equipas portuguesas tiveram durante a temporada 2008/2009. “Os resultados alcançados a nível europeu nas Universiadas em Belgrado e mesmo internamente dão um brilho especial. Da nossa parte estamos prontos para fazer ainda mais e melhor”.

Texto: José Carlos Bragança* (edição REFLEXO)

* em colaboração com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados