Arcebispo Primaz de Braga preside à grande peregrinação de Nossa Senhora da Penha
Arcebispo Primaz de Braga preside à grande peregrinação de Nossa Senhora da Penha
© Direitos Reservados
Quinta-feira, Setembro 5, 2019

A procissão de domingo é o culminar de um conjunto de momentos, que se iniciam no sábado com um concerto do Coral Magistrói, na Igreja de Nª Srª da Conceição, pelas 21h30.

A tradicional e grandiosa peregrinação à Penha irá realizar-se no próximo domingo, 8 de setembro. A imagem de Nossa Senhora da Penha encontra-se até ao momento da procissão Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição. Daqui sairá em Procissão de Velas para a Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, no sábado, 7 de setembro.

Esta será a 126.ª Grande Peregrinação à Penha, que reunirá todas as 77 paróquias do Arciprestado de Guimarães e Vizela. O Arciprestado Primaz, D. Jorge Ortiga, preside à celebração da solene eucaristia campal.

A Procissão de Velas sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição pelas 21h30. As cerimónias religiosas da Grandiosa Peregrinação à Penha de domingo, dia 8, terão início, pelas 08h30, com a saída do andor, fanfarras e escuteiros, da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Estima que a chegada ao alto da Penha aconteça pelas 11h00.

Na Penha, aquando da chegada da procissão será celebrada uma eucarística durante a qual se procederá à bênção da cidade, ao concelho e aos peregrinos.

Durante a tarde de domingo, após as celebrações religiosas na Montanha da Penha, a partir das 15h00, no palco do Largo da Comissão, está previsto um programa de animação musical, com as atuações do Grupo Folclórico de Polvoreira e o Duo Enlace.