Ana Ribeiro conquista título Regional Norte de Equitação de Trabalho
Ana Ribeiro conquista título Regional Norte de Equitação de Trabalho
Quarta-feira, Agosto 28, 2019

A jovem taipense, que recentemente se dedicou a esta modalidade de equitação, já somou os pontos que lhe garantem a título Regional Norte de Equitação de Trabalho.

Apesar de já não ter influência na sua classificação final, Ana Ribeiro vai, comparecer à última prova do ano, que se realiza em Lousada a 7 e 8 de setembro, sendo que a mesma servirá para a sua consagração pela conquista do referido título.

Ana Ribeiro já competiu na variante de dressage, tendo em 2017 conquistado o titulo Regional Norte e, em 2019, começou a competir na modalidade de Equitação de Trabalho. Uma modalidade baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. Foi concebida para destacar o tipo de monte utilizado nas diferentes vertentes do trabalho de campo.

Estes resultados têm sido obtidos pela cavaleira taipense, a par do seu cavalo Falcão, um jovem cavalo lusitano. Ana Ribeiro tem realizado os seus treinos no Clube Hípico do Norte, em Esposende, sob orientação da cavaleira internacional, a Sueca, Astrid Hedman.

Quanto à competição e suas etapas, ela começa por uma prova de ensino, onde o cavaleiro tem que executar determinados exercícios num rectângulo de 40 x 20 m, muito próximo do que acontece na vertente de dressage. Segue-se a etapa de maneabilidade, uma prova de obstáculos onde se simulam algumas dificuldades que o cavaleiro poderá encontrar no seu dia-a-dia de labuta no campo. A terceira etapa é de velocidade sobre um percurso idêntico ao da maneabilidade, onde não é avaliada a atitude mas sim a velocidade, em sistema de contra-relógio. Finalmente a prova da vaca onde um grupo de cavaleiros terá que tirar de uma manada de bezerras, um animal previamente sorteado, e colocá-lo numa zona demarcada para o efeito, deixando todos os restantes animais na zona inicial.