PUB
Amor Electro encerram Romaria de Nossa Sra. dos Remédios em Barco
Amor Electro encerram Romaria de Nossa Sra. dos Remédios em Barco
© Direitos Reservados
Quinta-feira, Abril 12, 2018

Uma das maiores festas populares a norte do concelho de Guimarães acontece durante o fim de semana de 13 a 15 de abril. Milhares de pessoas deverão passar pela freguesia de Barco para as noitadas de festa.

Decorrem desde o início do mês de abril as festividades em honra de Nossa Senhora dos Remédios, na freguesia de Barco. O programa da festa teve início a 2 de abril, com o hastear das bandeiras. O culminar do programa decorrerá no domingo 15, com o concerto da banda Amor Electro.

A tradicional procissão de velas com a Senhora dos Remédios ligou primeiro Barco à vila de Caldas das Taipas, na sexta-feira 6 de abril, regressando depois a imagem da senhora à aldeia de Barco, onde será venerada na romaria em sua honra, durante o fim de semana de 13 a 15 de abril.

O fim de semana na romaria de Barco começa com a animação da banda Ciklone, a partir das 21.30 horas, no largo fronteiro à igreja até que, à meia noite, será esperada a primeira grande sessão de fogo da festa.

No sábado 14, o grupo de bombos Teixeira Lopes entrará em cena logo pela manhã cedo, percorrendo as ruas da freguesia de Barco. Mais para a noite, a dupla João Neto & Leonardo tomará conta do palco das festas, seguindo-se não uma, mas duas sessões de fogo de artifício.

Derradeiro dia da romaria com a celebração, às 11 horas, da missa solene em honra de Nossa Senhora dos Remédios, com acompanhamento pelo Grupo Coral de Barco. Já de tarde, pelas 14.30 horas, a Banda de Música de Vila Verde dará as notas de entrada na última tarde da festa.

Pelas 16 horas de domingo, segue-se a majestosa procissão à senhora, que será acompanhada pelas fanfarras do Grupo Cultural de Barco e do agrupamento do C.N.E. local.

As honras de encerramento da festa estarão então a cargo da banda lisboeta, de Marisa Liz. O quinteto lançou em 2017 o terceiro álbum da sua carreira – “Procura Por Mim”. À meia noite a sessão de fogo de artifício encerrará as festividades deste ano.

A Romaria de Nossa Senhora dos Remédios leva até Barco milhares de pessoas durante o fim de semana em que decorre. Além dos momentos do programa a Rua das Cruzes e a Rua de Nossa Senhora dos Remédios fica repleta de pequenas barraquinhas onde se pode comer, beber e encontrar de tudo um pouco.

Cartas da romaria em honra de Nossa Senhora dos Remédios de 2018.