PUB
© Bruno Simão
Teatro: Sócrates Tem de Morrer, de Mickaël de Oliveira
23
Fevereiro
21:30h

CC Vila Flor / Guimarães

Bilhetes

Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Avenida Dom Afonso Henriques, Guimarães, Portugal, 41.4372985, -8.295324599999958

Teatro: Sócrates Tem de Morrer, de Mickaël de Oliveira

Início de um ciclo programado pelo Centro Cultural Vila Flor, centrado na criação da nova dramaturgia nacional. O primeiro olhar recai sobre Mickaël de Oliveira, jovem dramaturgo e encenador, que traz a Guimarães o díptico de peças “Sócrates Tem de Morrer”, com um irrepreensível elenco de atores.

Partindo da obra “Fédon”, de Platão, junta em Guimarães a figura reinventada de Sócrates (Albano Jerónimo), e dos seus fiéis amigos, Paulo (Paulo Pinto), Pedro (Pedro Lacerda), Maria (Raquel Castro) e Ana (Ana Bustorff). “A Morte de Sócrates” narra os últimos três dias de Sócrates na prisão, na qual permaneceu durante um mês, período em que as festas da cidade proibiam qualquer execução capital.

Os amigos de Sócrates tentam convencê-lo a permanecer vivo, apresentando-lhe hipóteses de fuga. No entanto, este mantém-se convicto de que a morte é preferível à vida, sendo o corpo um impedimento ao conhecimento puro. Contudo, depois de alguma retórica, Paulo, Pedro, Maria e Ana confessam que estão eles próprios convencidos de que morrer é a melhor solução, apresentando a Sócrates a utopia de um mundo livre e o plano para o atingir: a constituição de um grupo terrorista e de uma Academia que o perpetue através dos tempos.