PUB
© Direitos Reservados
Quinteto de Metais da Orquestra de Guimarães
3
Novembro
21:30h

Auditório dos Bombeiros / Caldas das Taipas

Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, Rua Primeiro de Maio, Caldelas, Portugal, 41.4876081, -8.347718799999939

Quinteto de Metais da Orquestra de Guimarães

Esta formação, nascida no seio da Orquestra de Guimarães, é nuclearmente composta por cinco elementos: uma tuba, um trombone, uma trompa e dois trompetes, sendo esta formação tradicional oriunda das formações de música de câmara da orquestra sinfónica.

Música de câmara, como o próprio nome diz, é um estilo que permite uma redução nas dimensões da música orquestral para ambientes menores e fechados. Surgiu na antiguidade, com a necessidade de levar a música instrumental (com poucos executantes) aos palácios dos nobres.

Com o desenvolvimento dos instrumentos de metal apenas no século XIX (com o aparecimento das “chaves” ou “pistons”), o quinteto de metais apareceu no cenário da música, com a atual formação, somente no século XX. Chicago Brass Quintet, (anos 40), American Brass Quintet (anos 50) e Eastman Brass Quintet (anos 60) foram os grupos impulsionadores desta formação. Contudo, foi nos anos 70, com a formação dos Canadian Brass (apoiados desde então pela Yamaha Instruments) que se deu a projeção definitiva do quinteto de metais no mundo da música de câmara.

O quinteto de metais alcançou ao longo do século 20 uma considerada quantidade de obras musicais, tendo sempre como pano de fundo os grupos American Brass e o Canadian Brass, que continuam a contribuir grandemente para a projeção mundial do estilo.

FORMAÇÃO
Tiago Rebelo – Trompete
Rui Ribeiro – Trompete
Nuno Matos – Trompa
Rómulo Vieira – Trombone
Jorge Fernandes – Tuba

PROGRAMA
Paul Dukas – Fanfarra “La Péri”
Jonny Kompanek – Killer Tango
Walter Barnes – Just a Closer Walk
Walter Barnes – Hava Nagila
Astor Piazzolla – Oblivion
Lew Pollack – That´s a Plenty
Simons Marks – All of Me
Arr. Luther Henderson – Amazing Grace
Tradicional – New York
Scott Joplin – The Entertainer
Arr. Jack Gale – When the Saints Go Marching In
George Gershwin – Wonderful Gershwin

Concerto para 60 minutos