PUB
Helena Gonçalves
O Duelo
25
Fevereiro
22:00h

CC Vila Flor, Guimarães

Bilhetes


O Duelo

Em cena, sete intérpretes e cocriadores “cospem” palavras, acompanhados pela música de Pedro Carneiro que afina o lugar do som e das emoções. Os seus corpos, oprimidos, tentam libertar-se. Neste duelo, não há receio em acentuar os elementos rurais que, hoje, julgamos terem desaparecido. Permanecem traços de um outro tempo. Um tempo onde corpos, cheios de instintos primários, tentam sonhar outra vida.

“O Duelo” enquadra-se no universo da lezíria ribatejana e é um retrato repleto de tensões na difícil relação entre os senhores e os seus subordinados. A linguagem de Bernardo Santareno remete para o lado mais animalesco que carregamos dentro de nós. O Útero, coletivo que se carateriza por uma certa crueza e visceralidade, pega nesta peça e dá-lhe um corpo, exacerbando a ruralidade que aproxima os homens dos animais.

“O Duelo” é uma peça com um lado rural muito forte que mostra o homem a equilibrar-se no meio do caos. Ao assinalar os 20 anos de existência do coletivo artístico, o teatro e a dança fundem-se para irmos aos lugares mais marginais que temos dentro de nós.