CC Vila Flor / Guimarães
“Tragédie”, de Olivier Dubois, é um frenesim de corpos nus em palco para mostrar que o simples facto de sermos humanos não nos dá humanidade.
Tragédie, peça que o consagrado coreógrafo francês Olivier Dubois faz circular pelo mundo desde 2012, chega finalmente a Portugal e o CCVF será o palco da sua estreia nacional. 18 bailarinos, nove homens e nove mulheres, entram em cena numa marcha de passos assertivos. A crueza dos corpos nus e os seus movimentos abruptos traduzem os impulsos mais arcaicos do homem e mostram que o corpo sem alma não faz de nós humanos.
Dubois apresenta o homem na sua condição original e despe-o das condicionantes sociais, históricas e psicológicas, para criar um coro que se constrói de corpos refletindo sobre o poder telúrico que nos liga à terra, a importância da nossa consciência e dos atos voluntários que nos preenchem de humanidade. A peça culmina numa catarse em que os corpos se fundem numa mesma massa, num movimento coletivo hipnótico que deixa a plateia vigilante. Tragédie é uma libertação explosiva.