PUB
Agenda escolar 2018/19 será distribuída gratuitamente pelos alunos dos 4º e 5º anos
Agenda escolar 2018/19 será distribuída gratuitamente pelos alunos dos 4º e 5º anos
Alfredo Oliveira
Quarta-feira, Setembro 12, 2018

Na sessão que marcou em termos simbólicos o arranque do ano letivo em Guimarães, foi apresentada a nova agenda escolar promovida pela C.M. de Guimarães e pelo NE 25 de Abril, a ser distribuída gratuitamente pelos alunos dos 4º e 5º anos do concelho.

O Núcleo de Estudos 25 de Abril (NE25A) é um projeto de intervenção cívica, constituída por cidadãos que fazem da divulgação e promoção dos valores de Abril e da democracia o seu principal vetor de intervenção na comunidade.

A sua intervenção, mais direcionada para as escolas, conta com um conjunto de iniciativas envolvendo a comunidade educativa. O “Liberdade é…”, é uma dessas iniciativas que culminou com a apresentação desta agenda escolar 2018/19.

Amadeu Faria, coordenador deste núcleo, recordou, nesta sessão de divulgação a 11 de setembro, na escola do 1º ciclo Nª Srª da Conceição, que a agenda escolar trabalhou essencialmente a questão da cidadania: “Foi lançado o desafio a 12 escolas, 9 do concelho, e todas responderam positivamente. Cada uma tratou de um mês focando algumas ideias fortes a nível da cidadania, como, por exemplo, no mês de abril, a temática da liberdade.

Nesta agenda está presente a história contemporânea portuguesa, desde 1910, implantação da República, até aos nossos dias. A agenda contém ainda dias específicos que podem ser trabalhados na sala de aula. Existem alguns passatempos educacionais mais focados no 25 de Abril e na conquista da democracia. A agenda 2018/19 termina com um conto original escrito por alunos que pertenciam ao NE25 Abril em 2011. Mais tarde viria a ser adaptado para um teatro de fantoches para ser apresentado em diversas escolas.