PUB
‘A Terra Treme’ pretende sensibilizar a população para a forma de atuação em caso de sismo
‘A Terra Treme’ pretende sensibilizar a população para a forma de atuação em caso de sismo
Quinta-feira, Outubro 29, 2020

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais.

Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a ocorrências sísmicas, no entanto, a escassez desses fenómenos, pelo menos em grande escala, leva a que grande parte dos cidadãos ignore como deve atuar perante esse tipo de situações. A Terra Treme é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que visa alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Este ano a iniciativa realiza a sua 8ª edição no dia 5 de novembro, a partir das 11:05 horas.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC tem o desiderato de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no Exercício a outros setores da sociedade civil.

O exercício chave tem a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger, Aguardar.

Faça o seu registo na zona dedicada deste site.