PUB
Zona de Turismo assinala passagem do Dia Mundial
Segunda-feira, Setembro 24, 2007

A Feira Joanina realiza-se no próximo dia 29 de Setembro com a participação de diversas colectividades do concelho.

A Zona de Turismo de Guimarães (ZTG) comemora nos próximos dias 27 e 29 de Setembro o Dia Mundial do Turismo.

Um primeiro conjunto de iniciativas passa por ofertas diversas durante o dia 27 de Setembro. Por exemplo a distribuição de lembranças àqueles que se deslocarem aos Posto de Turismo, em Guimarães. Os guias MP3 também terão aluguer gratuito e serão distribuídos guias do Centro Histórico de Guimarães.

Dia 29 de Setembro, realiza-se no Centro Histórico a Feira Joanina. Trata-se de uma iniciativa que vem sendo realizada em anos anteriores, consistindo na recriação de um mercado medieval. A feira medieval é, como a denominação deste ano indica, dedicada ao rei D. João I, com quem a cidade guarda algumas afinidades históricas.

A Feira Joanina realiza-se entre as 10 e as 19 horas e conta com a colaboração de diversas colectividades do concelho de Guimarães.

Ao longo do dia estão programadas diversas actuações por parte de algumas colectividades participantes. Paralelamente, no Museu Alberto Sampaio, haverá visitas guiadas entre as 12 e a 15 horas. Para as crianças, também no museu, estão programadas apresentações de teatro de marionetas, dança e ateliers de pintura.

ZTG com recorde de visitas
Segundo dados divulgados pela Zona de Turismo de Guimarães, foram batidos os registos máximos de visitas aos postos de atendimento da ZTG dos anos anteriores. Entre os meses de Junho a Agosto, foi registado um total de 26 926 visitas, mais 10 mil visitas que o ano passado.

Os espanhóis continuam a ser quem mais visita a cidade, tendo-se registado notórias subidas de visitantes brasileiros. Segundo dados da mesma entidade, o índice de ocupação nas principais unidades de alojamento aumentaram para 63.2%, mais 3.8 pontos percentuais do que o índice registado o ano passado.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados