PUB
Voleibol feminino com categoria no III Torneio de Apuramento
Terça-feira, Março 25, 2008

A equipa de voleibol feminino da AAUMinho venceu e convenceu no último torneio de apuramento (TA), disputado a 13 e 14 de Março, em Aveiro.

Nas palavras do treinador da equipa, Professor Jacinto Lucas, o objectivo da equipa feminina para este Torneio de Apuramento (TA) era só um: “Ganhar!”.

Integrando o grupo B com as Associações Académicas do Algarve (AAUAlg) e Beira Interior (AAUBI), as minhotas não tiveram dificuldades no primeiro dia para garantir o acesso à fase seguinte, vencendo os dois jogos por 2-0. Contra a AAUBI por 25-3 e 25-15 e por 25-9 e 25-8 sobre as algarvias.

No segundo dia de competição defrontaram-se as quatro melhores equipas do dia anterior, AAUMinho contra AAUAveiro e AACoimbra contra AAUAlg. Mais uma vez a AAUMinho não teve dificuldades em vencer o jogo por 2-0 (25-21 e 25-9) garantindo, assim, o seu lugar na final. A AAC cumpriu o esperado vencendo o seu jogo por 2-0. O que se antevia desde o início do TA cumpria-se assim: final entre AAUMinho e AAC.

O jogo da final foi totalmente controlado pela equipa da AAUMinho. No primeiro set a equipa começou melhor vencendo por 25-18. O segundo set foi mais equilibrado, essencialmente até aos 15 pontos. A partir daí a AAUMinho ganhou vantagem, derrotando a AAC por 25-20. Em terceiro lugar ficou a AAUAv.

No final do TA o Professor Jacinto Lucas era um treinador satisfeito. “O objectivo da equipa foi cumprido brilhantemente”, afiançou Lucas. Lembrando a necessidade da presença no TA para garantir lugar nos CNU’s, Lucas assegurou que “vínhamos para vencer apesar de bastar estar cá. Conseguimos o apuramento da melhor maneira”, concluiu. Para os CNU’s Lucas garante que “a partir de agora é treinar mais um bocado para vencê-los”.
Já a capitã de equipa, Catarina Dias, promete que “a equipa nos CNU’s fará tudo para ganhar”.

Equipa Masculina
À partida para o TA, o treinador da equipa masculina, Francisco Costa traçou como objectivo “a rotação da equipa”. Garantido o apuramento para os CNU’s no último TA, em Aveiro os atletas do Minho aproveitaram a competição para “melhorar aspectos da equipa em situação de jogo”.

Inserido no grupo B com a AAUAveiro (AAUAv) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a AAUMinho terminou a fase de grupos em segundo lugar. No primeiro jogo os minhotos perderam por 2-0 (25-23 e 21-25). No segundo jogo do dia, decisivo para o apuramento para a fase final, as duas equipas, AAUMinho e AAUAv sabiam que quem vencesse seguia em frente. A AAUMinho foi mais forte, corrigiu os erros do jogo anterior e venceu por 2-0 (25-21 e 25-18).

A meia-final foi uma reedição do II TA, AAUMinho contra AAUAlgarve. A equipa minhota precisou de jogar a negra para se apurar para a final, (12-25, 25-21 e 14-16) acabando a vitória por ser justa.

Contra o IPC a AAUMinho iniciou e terminou este TA, assim como no II TA. Se no II TA os atletas minhotos vingaram-se na final da derrota na fase de grupos, neste isso não se verificou. O IPC venceu a AAUMinho nos dois confrontos. Num jogo equilibrado mais no primeiro set que no segundo, o IPC venceu por 2-0 (25-20 e 25-14).

Para Francisco Costa os objectivos a que se tinham proposto foram atingidos. “Acho que foi muito positivo para alguns deles [atletas] este TA. Continuamos a ter caloiros na equipa, o que nos garante renovação com qualidade”, notou ainda o treinador da equipa masculina. Avaliando a participação nos três TA’s, Costa julga que “é inédito, dois primeiros lugares e um segundo lugar, utilizando dezasseis atletas”. O capitão de equipa, Pedro Lenho, entende que perder o TA “foi importante para o futuro da equipa e para esta crescer”.

Para os CNU’s o objectivo é “subir um lugar na classificação final, ou seja, de quarto para terceiro”, declarou Costa. Lenho é da mesma opinião que o seu técnico. “Acho que somos candidatos ao pódio”, garante.

Texto e Fotografia: José Ribeiro*

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados