Vogal do INDEGUI foi um dos condecorados pelo Presidente da República no Dia de Portugal
Quinta-feira, Junho 11, 2015

Miguel Neiva, 46 anos, desenvolve desde 2008 um sistema inclusivo de leitura universal das cores. O seu trabalho poderá ter impacto directo na vida de 350 milhões de pessoal em todo o mundo.

O designer Miguel Neiva foi ontem condecorado pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial (Oficial). Miguel Neiva destaca-se pelo trabalho que tem desenvolvido na área do design inclusivo, com a criação de um código de cores legível por daltónicos.

Com 46 anos, natural do Porto, Miguel Neiva formou-se em design e marketing. Actualmente é vogal do Conselho Geral do Instituto de Design de Guimarães. Através da organização não governamental (ONG) que criou – a ColorAdd Social, tem desenvolvido um importante trabalho desde 2008, na implementação deste sistema a nível global.

Estima-se que o Color Add poderá ter impacto directo na vida de cerca de 350 milhões de pessoas daltónicas em todo o mundo. Os daltónicos têm um desvio na forma como percebem as cores através da visão e da sua descodificação sensorial pelo cérebro. Este distúrbio impede que os daltónicos não consigam ver e distinguir as cores da mesma forma que a generalidade das pessoas, traduzindo-se em dificuldades práticas nas suas vidas.

Cavaco Silva entregou no dia 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, um total de 46 condecorações entre individualidades que se destacaram na mais diversas áreas, divididas entre a Ordem Militar de Cristo, a Ordem Militar de Avis, a Ordem de Sant’Iago da Espada, Ordem do Infante D. Henrique, Ordem da Liberdade e as Ordens de Mérito Civil.