Vitrus já iniciou a instalação de 40 moloks
Terça-feira, Junho 18, 2013

Quatro centenas de moloks já começaram a ser instalados em várias freguesias do concelho de Guimarães. Entre elas estão as Taipas, S. Clemente e S. Martinho de Sande.

Das freguesias contempladas por esta iniciativa fazem parte as Taipas (17), S. Clemente (1) e S. Martinho de Sande (2), num total de 20 contentores semienterrados para a deposição de resíduos domésticos.

A operação de colocação destes contentores nas Taipas iniciou-se na manhã desta 3ª feira e, salvo qualquer contratempo que o impeça, deverá prolongar-se durante uma semana.

Dos dezassete moloks a distribuir pelas Taipas, três ficarão localizados na Avenida dos Bombeiros Voluntários. Os restantes catorze ficarão, um por cada uma das seguintes artérias: Rua Banda da Música, Rua Comandante Carvalho Crato, Rua Francisco Pereira Silvério, Largo de José de Sousa, Rua Padre José Maria Felgueiras, Rua da Boucinha, Alameda de Rosas Guimarães, Rua do Assento, Avenida 25 de Abril, Rua Dr. Alfredo Fernandes, Rua Prof. Ilídio Lopes de Matos, Rua Abílio Silva Oliveira, Rua Padre Silva Gonçalves e Rua de Santo António.

Terminada a operação na vila das Taipas proceder-se-á colocação de um molok na Rua do Pinheiral, em S. Clemente de Sande e dois na Rua de S. Martinho, em S. Martinho de Sande.

A colocação dos quarenta contentores para deposição de resíduos sólidos urbanos representa um investimento de cerca de 120.000,00 euros e visa fundamentalmente a redução de custos que este serviço representa actualmente, através da optimização de recursos humanos e financeiros, evitando a duplicação do serviço com a recolha porta-a-porta, traduzindo-se numa maior salubridade urbana.

Amadeu Portilha, vereador do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, referiu ao Reflexo que “com a colocação destes novos equipamentos, nos arruamentos referidos, cessará a recolha porta-a-porta (que era feita, maioritariamente, três vezes por semana), permitindo que a deposição de resíduos passe a ser efetuada agora diariamente, a qualquer hora, evitando-se a acumulação de resíduos ao ar livre e a duplicação do serviço municipal e da Vitrus”.

PUB

Artigos Relacionados