Visitas guiadas aos abrigos de autocarro que também são obras de arte urbana
Terça-feira, Janeiro 12, 2016

Dezassete abrigos de autocarros de transportes públicos foram usados como telas de pintura e passaram a expor o trabalho de nove artistas, alunos de ilustração da Escola Superior Artística do Porto, em Guimarães.

Por altura do 15.º aniversário da elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património Cultural da Humanidade, distinção atribuída pela UNESCO em 2001, a Câmara Municipal de Guimarães assinalou a data com a inauguração de um circuito de paragens de autocarro, que se tornaram também peças de arte urbana.

O projecto “As Paragens Onde o Tempo Habita” foi desenvolvido pelo polo de Guimarães da Escola Superior Artística do Porto, numa parceria com a ARRIVA e o município viamaranense. A cidade de Guimarães passou a ter espalhadas pela cidade obras de nove jovens artistas daquela instituição de ensino, que funciona em Guimarães desde 1983.

Para promover o projecto o trabalho desenvolvido pelos artistas, a Câmara Municipal de Guimarães está a organizar um conjunto de duas visitas guiadas, pelos dezassete abrigos de transportes públicos da cidade. As visitas terão como cicerone o director da escola Paulo Leocádio.

O circuito será feito às 11 horas dos dias 17 de Janeiro e 21 de fevereiro. As inscrições são limitadas à capacidade dos autocarros e poderão ser efectuadas na Loja Interativa de Turismo de Guimarães ou através do envio de um e-mail para o endereço cultura@cm-guimaraes.pt, onde deverá ser indicado o nome, contacto de telemóvel, número de pessoas e o dia a que se refere a inscrição.