O filme em exibição este Domingo no Cineclube de Guimarães tem uma particularidade: foi filmado na Casa Nova – Quinta Villa Beatriz, a meio caminho entre as Taipas e a Póvoa de Lanhoso
O mais recente filme de Manoel de Oliveira, O Espelho Mágico, vai estar em exibição no Centro Cultural Vila Flor, este Domingo, em mais uma sessão do cineclube local.
A cursiosidade em relação ao filme prende-se com o facto de ter sido filmado na Quinta Villa Beatriz, a meio caminho entre as Taipas e a Póvoa de Lanhoso. Mais um forte motivo para largar o sofá. Mas veja outros na Agenda do Reflexo, do lado direito da página.
A QUINTA
Restruturada em 1991 por Carmen Guimarães e seu marido Carlos Alberto, a “Casa Nova” – uma enorme casa de agricultor foi mandada erguer pelos pais de Francisco Antunes Guimarães em 1898.
O FILME
José Luciano acaba de deixar a prisão. Levado pelo irmão, Flórido, vai trabalhar na casa da rica Alfreda, que tem um grande desejo: ter a aparição da Nossa Senhora. O filme desenvolve-se depois com base na trama montada para satisfazer o desejo da Alfreda.
Inspirado no romance A Alma dos Ricos, de Agustina Bessa-Luís, o filme conta no elenco com Lima Duarte e Marisa Paredes (protagonistas), Ricardo Trepa, Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Rogério Samora, Rogério Vieira, José Wallenstein , Isabel Ruth, João Benard da Costa e Leonor Baldaque.
O orçamento foi de 2,2 milhões de euros e rodado na Villa Beatriz e com breves passagens por Jerusalém e Veneza.
Links: