PUB
Vieira da Silva visitou o Vale do Ave e passou por Guimarães
Quarta-feira, Abril 18, 2007

O ministro do Trabalho e da Segurança Social esteve no Vale do Ave numa visita oficial. Hoje presidiu à cerimónia da assinatura dos contratos do programa PARES. Ontem passou por Pevidém onde inaugurou um equipamento de apoio à terceira idade.

Foram hoje assinados os contratos do programa PARES, que procura fomentar a rede de equipamentos sociais. No distrito de Braga foram 25 as instituições contempladas com verbas destinadas ao desenvolvimento dos respectivos projectos.

Destaque para o Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa que, através deste incentivo estatal, concluirá o projecto de construção do Centro de Dia. O valor total do projecto ascende a 236 mil euros, sendo o apoio estatal de 156 mil euros.

A cerimónia protocolar contou com a presença do ministro do Trabalho e da Segurança Social – Vieira da Silva, de visita à região desde ontem.

Para além do ministro a cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, do Governador Civil, Fernando Moniz e do Presidente do Instituto de Solidariedade e Segurança Social, Edmundo Martinho.

A visita do ministro do Trabalho e da Segurança Social à região iniciou-se ontem no distrito de Braga, num périplo que passou também por Guimarães para inaugurar a Casa de Repouso Lar do Paraíso, em Pevidém. Trata-se de um equipamento vocacionado para prestar apoio à terceira idade, que partiu de uma iniciativa privada.

O ministro Vieira da Silva enalteceu a iniciativa e apontou-a como exemplar. Referiu-se ainda às transformações sociais da sociedade, onde surgem novas exigências nos cuidados com a terceira idade.

Vieira da Silva começou o dia em Famalicão, onde presidiu à abertura de um seminário sobre o tema “Qualidade na Economia Social”. O ministro inaugurou ainda as novas instalações da cooperativa de ensino Didáxis.

Da parte da tarde, Vieira da Silva esteve em Fafe numa cerimónia de assinatura dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, com diversos municípios da região. O primeiro dia da visita ministerial terminou com a abertura oficial do camião TIR com a exposição móvel “Igualdade na Diversidade”, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados