PUB
Verão no Campus começa hoje na UMinho. São esperados 450 alunos do ensino secundário
Segunda-feira, Julho 25, 2016

A nona edição do programa desenvolvido pela Universidade do Minho começa hoje com um conjunto de 25 iniciativas que se desenvolverão durante a semana, até dia 29 de Junho. São esperados alunos do 9.º ao 12.º anos de escolaridade.

Quase meio milhar de alunos do ensino secundário estarão durante esta semana envolvidos nas várias iniciativas que fazem parte do “Verão no Campus”, promovida pela Universidade do Minho. Os alunos têm várias proveniências do país e do exterior, sendo de esperar alunos da Região Autónoma dos Açores, do Brasil, China e de França.

Os alunos participantes no Verão no Campus terão um conjunto de 25 actividades pedagógicas e lúdicas, com abordagens a áreas científicas e tecnológicas, engenharia, saúde, ciências sociais e artes. Esta será a nona edição deste programa, cuja abertura decorreu durante a manhã de segunda-feira, 25, no campi de Azurém.

Esta é uma forma de ajudar alunos do ensino secundário na descoberta das vias possíveis que poderão seguir no ensino superior, numa altura em que os alunos estão numa fase de transição de um para outro nível de ensino. Segundo os responsáveis pela iniciativa, o contacto com exemplos e práticas das várias áreas deverão facilitar a descoberta das vocações e a escolha do curso de ensino superior.

As actividades serão acompanhadas por professores e investigadores da Universidade do Minho e também por estudantes, com os quais será possível cruzar experiências por parte de quem teve de tomar uma decisão semelhante há relativamente pouco tempo.

As actividades serão distribuídas pelos três campi da Universidade do Minho, envolvendo uma centena de professores e investigadores, em parceria com outras escolas e institutos. Uma das actividades programadas acontecerá no Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia, onde um grupo de alunos irá acompanhar de perto os trabalhos de observação de materiais, através de um telescópio electrónico de varrimento.

As informações sobre o programa Verão no Campus poderão ser acompanhadas aqui.