PUB
Variação do desemprego estável no concelho de Guimarães
Quarta-feira, Outubro 29, 2008

O concelho de Guimarães é o concelho que regista o maior número de inscritos nos Centros de Emprego. As variações dos indicadores indicam alguma estabilidade, ou seja, não aumentam, mas também não diminuem.

Os indicadores do desemprego no distrito de Braga registaram, no mês de Setembro, uma subida relativamente ao mês de Agosto. Foram mais 708 os inscritos nos centros de emprego do distrito, ultrapassando assim ligeiramente a barreira dos 41 mil desempregados.

Relativamente ao mesmo mês do ano de 2007, registou-se uma variação negativa de 1% ao nível do distrito, representando menos 1.310 desempregados. No Centro de Emprego de Guimarães e também no que respeita à variação homóloga, registou-se uma variação muito próxima de zero, menos 30 desempregados. Já relativamente ao mês de Agosto, foram mais 198 desempregados inscritos.

No contexto do concelho de Guimarães, continua a ser muito representativo o grupo de pessoas que se encontram à procura de um novo emprego – 92% dos desempregados em Guimarães encontram-se nesta situação. No que toca ao indicador da idade, 89% da população tem mais de 25 anos. Estes dois indicadores não registaram variações relativamente a igual mês em 2007.

Voltando ao contexto distrital, os concelhos mais afectados pelo desemprego continuam a ser os de Guimarães e de Braga. Só nestes dois concelhos juntos estão 45% dos desempregados. Terras de Bouro, Amares e Vila Verde registaram as maiores subidas. O distrito de Braga tem 11% do desemprego nacional.

Estes dados fazem parte do relatório mensal produzido pelo Governo Civil do Distrito de Braga, com recurso aos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados