Vaga de frio no distrito de Braga. Alerta já passou para amarelo.
Sexta-feira, Janeiro 27, 2006

As temperaturas vão descer hoje de forma acentuada nos distritos de Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco. O Alerta já passou para amarelo (o terceiro mais grave, numa escala de cinco) e as temperaturas podem chegar aos seis graus negativos.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), os quatro distritos estão em alerta amarelo. A escala de cores inicia no vermelho – o alerta mais grave – e passa depois para laranja, amarelo, verde e cinzento. Sendo amarelo, significa que as temperaturas mínimas vão variar hoje entre o um grau negativo e os três graus negativos em Braga, Vila Real e Bragança, entre os dois e os seis negativos no distrito da Guarda e entre um e menos um graus em Castelo Branco.

Como diria o saudoso Anthímio de Azevedo, o estado do tempo em Portugal continental e na Madeira “está ser influenciado por uma depressão, centrada a oeste de Sagres, com um sistema frontal associado, em deslocamento para leste em direcção ao Mediterrâneo”.

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) recomenda o uso de roupa quente e calçado adequado e o devido isolamento das frestas de janelas e portas.

Artigos Relacionados