PUB
Vacina da Meningite “C” gratuita
Segunda-feira, Outubro 29, 2007

Está a decorrer uma campanha de vacinação gratuita da Vacina Meningocócica Conjugada do Serogrupo “C”, destinada a todas as crianças e adolescentes até aos 10 anos de idade inclusive. A doença meningocócica, vulgarmente conhecida como meningite “C”, é contagiosa, só se transmite de pessoa para pessoa e é causada pela bactéria Neisseiria meningitidis ou meningococoi. […]

Está a decorrer uma campanha de vacinação gratuita da Vacina Meningocócica Conjugada do Serogrupo “C”, destinada a todas as crianças e adolescentes até aos 10 anos de idade inclusive.

A doença meningocócica, vulgarmente conhecida como meningite “C”, é contagiosa, só se transmite de pessoa para pessoa e é causada pela bactéria Neisseiria meningitidis ou meningococoi. Pode ser tratada com antibióticos e pode manifestar-se como meningite (infecção das membranas de revestimento do cérebro) ou como septicemia (infecção generalizada com comprometimento de vários órgãos).

Em Portugal, nos últimos anos têm ocorrido, em média, cerca de 200 casos de doença meningocócica por ano, das quais 5% a 10% acabam por falecer, apesar do tratamento com antibióticos.

Dos casos que sobrevivem, 10% a 15%, ficam com sequelas para toda a vida. A vacina é muito eficaz, protegendo mais de 90% dos vacinados contra o meningococo “C”.

Assim, todos os pais, de crianças e adolescentes até aos 18 anos, interessados na vacinação dos seus filhos, deverão dirigir-se às Extensões de Saúde onde estão inscritos manifestando esse desejo.

Manuel António Silva

Artigos Relacionados