PUB
VIVA + – I Fórum de Saúde das Taipas
Quarta-feira, Maio 14, 2008

A Associação Comercial e Industrial das Taipas está leva a efeito, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas o I FÓRUM DE SAÚDE DE CALDAS DAS TAIPAS.

A iniciativa tem como objectivo principal a mobilização de sinergias para a sensibilização da população e consumidores, da área de intervenção dos bombeiros das Taipas e da ACIT, para a importância dos cuidados de saúde preventiva.

Nesse sentidos serão realizados diversos rastreios gratuitos e actividades relacionadas com áreas como a glicemia, osteoporose, cancro da mama, hipertensão, tabagismo, osteopatia, podologia e colesterol, entre outras.

Os rastreios serão realizados por entidades devidamente credenciadas e de reconhecida competência como são os casos das três Unidades de Saúde Familiar locais, Taipas e Ponte, Associação Nacional de Farmácias e outras entidades locais e nacionais.

Para tratar de assuntos relacionados com a saúde preventiva, serão ainda realizadas sessões de esclarecimento, na presença de diversos médicos especialistas, a ter lugar no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários das Taipas, todos os sábados do mês de Maio, pelas 21.30, com entrada gratuita. No passado dia 10 de Maio, a primeira das três sessões, foi tratado o tema das “gorduras no sangue”. Para os próximos dois Sábados (17 e 24) os assuntos a abordar serão a hipertensão e a obesidade, respectivamente.

No campo da saúde, na sua componente de actividade física, será realizada uma caminhada, a “I Caminhada de Caldas das Taipas”, no dia 1 de Junho, com início previsto para as 9.30 horas e destinada ao público de qualquer faixa etária. Ainda neste âmbito, todos os Sábados do mês de Maio (de tarde) decorrerão sessões de aérobica e outras modalidades desportivas, como é o caso da hidroginástica (piscina da AHBVCT – 15h – 17h).

A estas iniciativas, não faltará a animação musical (31 de Maio – 21.30 h.) no recinto da Feira Semanal bem como, o teatro, com a divulgação do projecto de empreendedorismo “Viver o Verde” que apresentará a peça “Auto da Barca Verde” (Auditório da AHBVT – 15 horas). Um projecto cultural nascido e desenvolvido pelos alunos da Escola E. B. 2/3 de Caldas das Taipas.

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados