PUB
Universidade minhota é 4.ª nacional e 500.ª a nível mundial
Quinta-feira, Junho 7, 2007

No âmbito do Webometrics Ranking of World Universities a Universidade do Minho encontra-se actualmente a ocupar a posição 500 a nível mundial, estando a nível nacional na 4.ª posição.

O Webometrics tem como objectivo classificar as melhores universidades e institutos a nível mundial e europeu. Os indicadores Webometric são fornecidos de forma a mostrar o compromisso das instituições às publicações Web. Se a performance duma instituição está abaixo da sua posição esperada de acordo com a sua excelência académica, as autoridades dessa instituição deverão reconsiderar a sua política Web, promovendo aumentos substanciais na qualidade e quantidade das suas publicações electrónicas.

O ranking começou em 2004 e é baseado num indicador que combina tanto o volume dos conteúdos on-line bem como a sua visibilidade e impacto destas publicações de acordo com o número de links externos (citações) que recebem. O ranking é actualizado em Janeiro e Julho fornecendo os indicadores Web para as universidades e centros de pesquisa pelo mundo fora. A aproximação tem em conta o elevado número de actividades científicas representadas nos sites académicos, frequentemente esquecidos pelos indicadores bibliométricos.

Neste Ranking, Portugal surge no 27.º lugar (com 4 universidades nas primeiras 500 posições). A Universidade do Minho na quarta posição a nível nacional, ocupa a 500.ª posição mundial e 211.º lugar europeu. A UMinho tem à sua frente a Universidade do Porto que ocupa a posição 264.ª do World Rank e o lugar 93 na Europa, a Universidade Técnica de Lisboa que está no 343.º lugar mundial e 139.ª posição europeia, a Universidade do Coimbra que ocupa a 400.ª posição mundial e o lugar 162 na Europa.

Note-se que há cerca de 4000 Universidades na Europa e de um pouco mais de 10000 Universidades à escala mundial. Quer isto dizer que, tanto a nível europeu como no mundial, a Universidade do Minho se encontra nos 5% superiores.

Esta distribuição é liderada pelos EUA com 211 universidades no top 500, Alemanha (51 instituições) e Canadá (27 instituições). Assim 42% das universidades no top 500 localizam-se nos EUA (analisadas por estes critérios). O Brasil tem 2 instituições no top 200 e 5 no top 500

A melhor instituição europeia é a University of Cambridge em 19 º lugar no ranking mundial, sendo a melhor instituição Iberoamericana a Universidad Nacional Autónoma do México em 81.º lugar no ranking mundial.

Texto: Ana Marques *

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados