Universidade do Minho transmite ópera “Wozzeck” via internet
Domingo, Janeiro 15, 2006

A Universidade do Minho continua, em 2006, o projecto “Opera Aberta”, no âmbito do qual têm vindo a ser transmitidas, em directo e via internet, várias óperas levadas a cena pelo Teatro Gran Liceu de Barcelona.

A ópera “Wozzeck”, de Alban Berg, foi a mais recente, sendo já a sexta que é transmitida em directo para a UMinho.

Para 2006, estão previstas as transmissões de mais três óperas a partir do Teatro Gran Liceu de Barcelona: “Otello”,de Giuseppe Verdi, “Die Tote Stadt” (A Cidade Morta), de Erich Wolfgang Korngold, e “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart.

As transmissões utilizam infra-estruturas de rede de banda larga de última geração que interligam os “campus” da Universidade do Minho e da Universidade de Vigo, com nós da rede localizados em Braga, Guimarães, Vigo, Orense, Pontevedra e Santiago de Compostela.

A rede TORGA.net, aprovada no âmbito de um projecto INTERREG-IIIA, foi parcialmente financiada pela União Europeia através do FEDER (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional), da Xunta da Galiza e dos governos português e espanhol.

Permitiu estabelecer uma infra-estrutura de Banda Larga cujo principal objectivo é actuar como facilitador do desenvolvimento das colaborações entre as comunidades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Euroregião formada pela Galiza e pelo Norte de Portugal.

PUB

Artigos Relacionados