PUB
Universidade do Minho organiza Jogos Galaico Durienses
Quarta-feira, Novembro 12, 2008

Jogos decorrem entre 18 e 20 de Novembro e são uma organização da Universidade do Minho. As competições, de várias modalidades, decorrerão no Complexo Desportivo de Gualtar.

A Universidade do Minho (UMinho) vai organizar, entre os dias 18 e 20 de Novembro, a 23.ª Edição dos Jogos Galaico Durienses. Mais que uma grande competição multi-desportiva, estes jogos são a celebração de uma união secular entre dois povos irmãos.

Cabe à Universidade organizadora dos Galaico, a apresentação da proposta das modalidades competitivas para esse ano. Certas modalidades como o futsal, o voleibol e o basquetebol, têm um carácter quase obrigatório. Normalmente colocam frente a frente atletas de ambos os sexos, o que confere um carácter mais lúdico e de diversão à própria competição.

Para esta edição, quem for ao Complexo Desportivo Universitário (CDU) de Gualtar, vai poder assistir às seguintes modalidades: Badminton, Basquetebol (Misto), Futsal (Misto), Jucata (Judo, Karaté e Taekwondo), Ténis de Mesa, Voleibol (Misto) e Xadrez. Como modalidade de demonstração vai estar o Court Soccer.

A génese dos Jogos Galaico Durienses (JGD) está na década de 90. Surgindo da ideia de aproximar através do desporto as Universidades do Norte de Portugal e as suas congéneres Galegas, esta prova tem a sua primeira edição em 1993, tendo como palco a cidade da Corunha.

No seu formato original, os Galaico, realizavam-se duas vezes por ano, uma em Portugal, outra em Espanha. A partir de 2001, os jogos deixam de se realizar bianualmente, passando a ser um evento anual. Foi já no seu actual formato, que em 2002, a UMinho organizou a XVII edição, a qual viria a ser a sua primeira, e única vitória no historial dos Jogos.

Texto: Paulo Ferreira

Artigos Relacionados