Universidade do Minho abre as inscrições para o “Verão no Campus”
Quinta-feira, Maio 3, 2012

A iniciativa integra 13 actividades e visa promover a ciência junto dos mais jovens, especialmente entre os alunos do ensino secundário.

Já estão abertas as inscrições para as actividades do “Verão no Campus”, destinadas a alunos do ensino secundário. O “Verão no Campus” é promovido pela Universidade do Minho, sendo as actividades realizadas nos campi de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães). Esta iniciativa consiste num conjunto de actividades orientadas para a promoção da cultura, da ciência, da arte e das letras junto da população mais jovem. O programa abrange diferentes áreas científicas e actividades de ensino não-formal nas áreas das ciências, ciências sociais, ciências da saúde, economia e gestão, educação, engenharia e letras.

Para além de ser um espaço de aprendizagem para jovens alunos, este projeto, que vai já na quinta edição, procura também auxiliar os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior na escolha de um curso, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação, fomentando o espírito de trabalho em equipa e os laços de amizade e confiança mútua entre os participantes. Os alunos terão ainda a oportunidade de conhecer as cidades de Braga e Guimarães, de conviver com colegas de diferentes regiões geográficas e de aprender, enquanto se divertem, a experimentar as acções científicas, culturais e desportivas propostas.

As iniciativas para os estudantes do ensino secundário decorrem de 23 a 27 de julho. Estão disponíveis cerca de 260 vagas para as 13 turmas constituídas, designadamente nas seguintes atividades: Verão no DMA (Matemática); QSI – Química sob investigação; Os modelos experimentais na investigação das Ciências da Saúde; O curso e a profissão de Enfermagem; Experimentar as Ciências Sociais; Braga nos arquivos da terra; Viajar pelo IE: Um passaporte para a Educação; Computação sem fronteiras; Engenharia e os novos materiais; Interail de línguas; Café teatro; ExperimentaçUM Verão no Campus; e Escola de Rádio.

Em todas as tarefas os participantes serão acompanhados por professores/investigadores e alunos da UMinho acreditados como monitores. Desta forma, os jovens terão a possibilidade de passar umas férias diferentes, junto dos alunos e dos professores da Universidade do Minho, nas instalações da Instituição, e vão poder aprender enquanto se divertem, ao mesmo tempo que descobrem a área científica que mais se enquadra nas suas preferências e aptidões.

Para mais informações consulte o site desta iniciativa.

Artigos Relacionados