PUB
Um dos bons exemplos deste país
Sexta-feira, Junho 12, 2015

Numa altura em que a comunicação social dá conta que a maioria das Associações Humanitárias de bombeiros enfrenta enormes e gravíssimas dificuldades financeiras para fazer face às despesas correntes de gestão, muitas delas sem dinheiro para combustível ou mesmo para oxigénio, há, felizmente, exceções que merecem e devem ser relevadas, pelo trabalho meritório, discreto e abnegado também dos seus dirigentes.

Uma notícia publicada recentemente num diário nacional dava conta que há algumas dezenas de corporações que estão a viver situações de total “asfixia”! Não é, felizmente, o caso da “nossa” Associação Humanitária!

Depois das recentes e significativas obras de requalificação das instalações do quartel, a direção da Associação conseguiu, este ano, reforçar os equipamentos de socorro da corporação dotando-a com mais três novas viaturas, recuperação e adaptação de outras quatro.

Um importante e considerável investimento, de algumas centenas de milhar de euros, que possibilitará às mulheres e homens da corporação taipense a utilização de excelentes e modernos meios no serviço de socorro que prestam a pessoas e bens da área geográfica que têm sob sua responsabilidade e possa ser, ainda, de maior qualidade.

Sem dúvida uma excelente e merecida “prenda” de aniversário que a direção liderada há mais de vinte anos pelo Padre José Machado “ofereceu”, mais uma vez, ao seu dedicado corpo ativo.

Neste “projeto” que lidera há mais de duas décadas, o Padre José Machado tem sabido com grande mestria rodear-se dos “melhores”, envolvendo a população, os empresários e os responsáveis autárquicos, comportamento que, ao longo dos vários mandatos à frente desta centenária associação, tem permitido a angariação de apoios e meios financeiros necessários para assegurar que o “seu” corpo de Bombeiros disponha das melhores condições e dos melhores e modernos meios para exercer a causa que voluntariamente abraça, o do socorro!

Os resultados estão à vista e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas é apontada como um dos bons exemplos deste país como foi, merecidamente, reconhecido na sessão solene do 128º aniversário!

Uma referência também para a Câmara Municipal de Guimarães que ciente da importância dos meritórios serviços prestados por estes homens e mulheres, carinhosamente apelidados de “Soldados da paz”, apoiou financeiramente a aquisição de uma das novas viaturas e prestou-lhes homenagem com a inauguração, no centro da Vila, de um monumento ao BOMBEIRO!