Uma semana e 22 actividades para reflectir sobre mobilidade e desenvolvimento sustentável
Segunda-feira, Setembro 12, 2016

A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com outras instituições do concelho, elaborou um programa para a Semana Europeia da Mobilidade. O tema deste ano é “Mobilidade inteligente. Economia forte”.

A Semana Europeia da Mobilidade inicia-se na próxima sexta-feira, 16 de Setembro. No seguimento do vem acontecendo nos últimos anos a cidade-berço associa-se a esta acção que envolve 46 países e 1862 cidades, 44 das quais em Portugal.

A Câmara Municipal propôs desenvolver um conjunto de vinte e duas iniciativas, sendo que a edição de 2016 tem como tema “Mobilidade inteligente. Economia forte”.

O objectivo desta campanha passa por alertar para a necessidade de utilização sustentável dos meios de transporte e do impacto que essa utilização poderá ter nas economias regionais.

O programa das iniciativas para a Semana Europeia da Mobilidade, em Guimarães, inclui actividades que se desenvolvem durante toda a semana e acções pontuais. Prevista está também a repetição do Dia Sem Carros, que será no domingo, 18. As viagens na Linha da Cidade dos TUG serão gratuitas, bem como o acesso aos parques públicos ao longo da manhã.

O conjunto das actividades foram preparadas e coordenadas pela Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com o Laboratório da Paisagem e a Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020. Participam ainda a AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e a APCG – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.

O programa completo pode ser consultado e descarregado aqui.