PUB
Uma semana de Festa do Cinema Francês em Guimarães
Terça-feira, Novembro 17, 2015

Guimarães é uma das cidades que acolhem a 16.ª edição desta mostra dedicada ao cinema francês. Guimarães tem programadas sete projecções, três das quais dirigidas às escolas.

Começa domingo, 22 de Novembro a programação da 16.ª edição da Festa do Cinema Frances em Guimarães, que tem acontecido um pouco por todo o país, sendo Guimarães uma das cidades que acolherá a programação deste festival de cinema, dedicado à produção francesa.

A Festa do Cinema Francês decorrerá em 18 cidades portuguesas, com um total de 60 filmes em exibição e 177 projecções. De 8 de Outubro a 25 de Novembro o programa trará a Portugal 41 filmes em ante-estreia, sete deles a nível mundial.

Em destaque no programa da edição desta está o lançamento de “novos olhares” do cinema francês, representado pela apresentação de 15 filmes de realizadores que se estreiam na tela. Por outro lado, haverá também espaço para um olhar para o passado com várias retrospectivas.

Durante esta semana, a Festa do Cinema Francês atribuirá o Prémio do Público, que já é conhecido – foi ganho por Mune, O Guardião da Lua. Este prémio será entregue aos distribuidores portugueses que apostam no cinema francês e deverá constituir uma ajuda na promoção dos filmes premiados.

O filme inaugural da 16.ª Festa do Cinema Francês, em Guimarães, terá a exibição inaugural do filme de Emmanuel Mouret, que realizou A Fabulosa Caprice – uma comédia romântica com interpretações de Virginie Efira, Anaïs Demoustier e Laurent Stocker. Esta é uma das ante-estreias do festival. A sessão decorrerá no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 22.45 horas.

O programa em Guimarães será composto por sete projecções, três das quais serão sessões escolares. Os filmes contemplam o cinema de animação e documental, além da ficção. Todas as sessões, incluindo as escolares realizam-se no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

A Festa do Cinema Francês, em Guimarães é uma iniciativa conjunta do Institut Français du Portugal, da Embaixada de França em Portugal, da Alliances Française de Guimarães, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e o Centro Cultural Vila Flor.

TOME NOTA
PROGRAMA DA 16.ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS, EM GUIMARÃES

22 de Novembro
21.45h : Caprice, de Emmanuel Mouret (2015)
Género : comédia dramática. Duração 1.40h. Classificação M/12.

23 de Novembro
10h : Gus, Petit Oiseau, Grand Voyage, de Christian De Vita (2015)
Sessão escolar. Género :animação. Duração 1.30h. Classificação M/4.

14.30h : Pourquoi J’ai Pas Mangé Mon Père, de Jamel Debbouze (2015)
Sessão escolar. Género: animação, comédia. Duração 1.35h. Classificação M/6.

24 de Novembro
14.30h : Pauline S’Arrache, de Emilie Brisavoine (2013)
Sessão escolar. Género: documentário. Duração 1.28h.

21.45h : Un Français de Diastème (2015)
Género : drama. Duração: 1.38h. Classificação M/12.

25 de Novembro
15h Voyage en Chine, de Zoltan Mayer (2015)
Género : drama. Duração : 1.36h. Classificação M/12.

21.45h Spartacus et Cassandra, de Ioanis Nuguet (2015)
Género: documentário, aventura. Duração 1.20h. Classificação M/12.