PUB
USF’s das Taipas e Ponte com horário alargado ao fim-de-semana
Quinta-feira, Março 29, 2012

As Unidade de Saúde Familiar vão continuar a trabalhar em horário alargado, quer ao fim-de-semana, quer à semana nos casos em que tal se aplica.

Contrariamente ao teor de uma circular do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Guimarães/Vizela, que acabou por nunca ter produzido efeitos por ter ficado pendente, e que previa a suspensão dos serviços realizados ao fim-de-semana e à semana entre as 20 e 22 horas, a partir de 1 de Fevereiro, as USF’s do referido ACES vão continuar a poder funcionar com alargamento de horário ao fim-de-semana.

Esta decisão parece ser um mal menor comparativamente ao que se pretendia fazer em Fevereiro mas, acaba por se revelar num retrocesso no número de horas atribuidas a este alargamento de horário. A grande maioria das USF’s locais vai deixar de trabalhar ao Sábado e feriados o que representa um valor percentual na casa dos 60% de horas a menos durante o ano.

Assim, nos casos das USF Ara de Trajano e Duo Vida, nas Taipas, durante a semana, continuarão a encerrar às 20 horas e ao fim-de-semana, estarão encerradas ao Sábado e abertas ao Domingo entre as 8.30 h e as 12.30 h. Em Ponte e Ronfe, a situação difere da das Taipas apenas no horário de Domingo em que funcionará entre as 8 e as 12 horas (Ponte) e as 9 e as 13 horas (Ronfe).

Das doze USF’s que integram o ACES Guimarães/Vizela, apenas a “Novos Rumos” de Vizela funcionará em alargamento de horário à semana, entre as 20 e as 22 horas. Por outro lado, a de Pevidém e a Physis de Vizela funcionarão sem prolongamento de horário à semana e ao fim-de-semana.

Estas novas indicações foram dadas pela Administração Regional de Saúde do Norte e entram em funcionamento a partir de 1 de Abril.