PUB
UMinho integra Programa MIT – Portugal
Quarta-feira, Outubro 11, 2006

A Universidade do Minho é uma das sete Universidades Portuguesas a integrar o Programa MIT-Portugal, cujo contrato será assinado hoje, dia 11 de Outubro, em sessão pública presidida pelo Primeiro-Ministro de Portugal, Eng. José Sócrates.

A participação da UMinho no Programa será centrada na coordenação de duas – de quatro – áreas temáticas previstas no contrato a assinar com o MIT (Massachusetts Institute of Tecnology – EUA).

As duas áreas do projecto coordenadas pela UMinho são:

– “Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção”, centrada em temas relacionados com a indústria automóvel, aeronáutica e dispositivos médicos, sendo a coordenação portuguesa da responsabilidade do Professor António Cunha, Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho;

– “Sistemas de Bio-engenharia”, visando a investigação e educação em biotecnologia ambiental, saúde e industrial, cuja coordenação ficará a cargo de uma equipa de três elementos que integra também o Professor Manuel Mota, investigador da Escola de Engenharia e Vice-Reitor da UMinho.

A sessão de apresentação do Programa MIT-Portugal e de assinatura do contrato entre o Governo português e o MIT contará com a presença de representantes do governo português, de representantes das instituições portuguesas que estiveram associadas ao planeamento deste Programa e de representantes das principais equipas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) dos Estados Unidos da América.

O contrato tem duração inicial prevista de 5 anos e envolve um financiamento público global de 65,5 milhões de euros, dos quais cerca de 32 milhões se destinam a apoiar os programas de doutoramento dos doutorandos provenientes das instituições de ensino e investigação nacionais.

De acordo com o “ranking” mundial das 200 melhores Universidades, publicado pelo jornal “Times Higher Education” em 2005, o MIT era a instituição universitária colocada em 2º lugar, logo a seguir à Universidade de Harvard.

O Programa MIT-Portugal insere-se num conjunto de acções que o Governo está a desenvolver para o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica com instituições de reconhecido mérito internacional, de uma forma que venha potenciar projectos inovadores que contribuam efectivamente para reforçar a capacidade científica e de formação avançada em Portugal.

________________________________

COMENTÁRIOS A ESTA NOTÍCIA
Escolheram tantas universidades tão conceituadas em engenharia e não seleccionaram a Universidade de Aveiro?? Então qual foi o critério de escolha?? Por amor de Deus, escolheram supostamente as universidades de excelência e não seleccionam uma das melhores universidades de investigação e engenharia do país..? Aqui há alguma coisa de muito estranho…

Cláudio Nico  2006-10-11  21:44h.

Artigos Relacionados