PUB
UMinho convence no I TA de Badminton
Segunda-feira, Novembro 17, 2008

A equipa de badminton da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) obteve uma boa prestação no I Torneio de Apuramento (TA) da modalidade. A prova decorreu no Pavilhão Desportivo da UMinho e contou com a presença de atletas de mais quatro Universidades.

Decorreu no passado dia 13 de Novembro o Torneio de Apuramento de Badminton.

Na competição feminina a prova era composta por três grupos. Destes sairiam oito atletas para os quartos de final. Carla Guimarães (que também é treinadora da equipa) e Ângela Leite, cedo se destacaram pela facilidade com que venciam as suas adversárias. Ambas as jogadoras, da UMinho, conseguiram chegar à final. No derradeiro jogo, Ângela Leite mostrou-se mais confiante e em melhores condições físicas. O jogo foi vencido por larga margem (21-7 e 21-10). Ângela Leite vencia a sua treinadora e conquistava o primeiro lugar feminino do TA de badminton. O terceiro lugar foi para Ana Filipa, da UBI.

No lado masculino a competição era mais equilibrada. Dos nove atletas da AAUMinho, sete apuraram-se para os quartos de final. Destacaram-se João Graça, Jorge Carvalho e Rui Almeida com a passagem à meia-final. João Graça, com dificuldades, venceu a sua meia-final. O seu opositor na final foi David Sousa, da Universidade de Lisboa, que já tinha vencido Rui Almeida (AAUMinho) na outra meia-final. Com o objectivo de “vingar” os seus companheiros e travar o número um do Ranking Universitário, João Graça começou a bom ritmo. Apesar disso, David Sousa recuperou e venceu o primeiro SET, por 21-19. No segundo SET, a vitória foi novamente lisboeta (21-12). O terceiro posto foi para Rui Almeida, da AAUMinho.

No final, a treinadora da AAUMinho, Carla Guimarães, referiu que a participação feminina foi “muito gratificante e positiva”. Carla desvalorizou ainda a derrota masculina na final: “O atleta vencedor é o número um, sempre foi melhor e treina mais, por isso é normal que tenha vencido”. Para os próximos Torneios de Apuramento, a treinadora não promete vitórias, até porque “o objectivo é conseguir ter jogadores para participar”. Carla Guimarães lamentou assim o facto de dois jogadores da AAUMinho terem perdido por falta de comparência, por terem de realizar exames. O próximo TA realiza-se em Aveiro, no dia seis de Março.

Texto: Delfim Machado
Foto: Nuno Gonçalves

Colaboração com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados