PUB
UMinho consegue lugar no pódio no II TA de Xadrez
Sábado, Março 7, 2009

A Universidade do Porto (UP) acolheu, no passado dia 6 de Março, o II Torneio de Apuramento (TA) de Xadrez. Orphe Bollari, da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), alcançou o terceiro lugar do torneio.

A competição que decorreu no E-learning Café, na Residência Universitária de Paranhos, contou com cinco atletas minhotos, num total de 21 participantes. O sistema do torneio ditava que cada atleta disputaria seis rondas, sendo os adversários conhecidos no sorteio, ao início da manhã.

Jogadas três rondas, no termo da manhã, apenas dois jogadores do Minho, Orphe Bollari e Rui Azevedo, se encontravam entre os dez primeiros. Sendo que cada vitória valia um ponto, e cada empate meio ponto, Bollari cedeu apenas um nos três jogos que disputou na primeira parte do dia. Rui Azevedo somou uma vitória, um empate e uma derrota.

Durante a tarde, Bollari manteve a boa prestação, cedendo apenas meio ponto, em três. Azevedo perdeu apenas um jogo, frente ao seu colega Paulo Silva, que, vencendo quatro de seis jogos, se classificou em 6.º lugar, na frente do companheiro que se ficou pelo 8.º.

Bollari agarrou o último lugar do pódio, somando no fim do dia 4.5 pontos. Com a mesma pontuação que João Costa, atleta da UP, Orphe Bollari foi atirado para o terceiro lugar pelas regras de desempate. O ouro foi atribuído a outro jogador da UP, Fábio Barbosa. Os restantes atletas da AAUM, Horbach Yuri e Bruno Medeiros, classificaram-se em 12.º e 19.º, respectivamente.

Rui Azevedo considera que os objectivos estão a ser cumpridos. O atleta da AAUM afirmou que estando já dois jogadores apurados, seria vantajoso “apurar mais um ou outro”. Relativamente à prestação dos colegas no torneio revelou grande surpresa no que respeita ao jogador Horbach Yuri, “não sei o que lhe aconteceu nos dois primeiros jogos”, referiu. Yuri venceu três jogos e perdeu outros tantos.

Texto: Francisca Fidalgo

Artigos Relacionados