PUB
UMinho bem classificada em ranking de referências em publicações científicas
Sábado, Maio 23, 2015

Numa lista publicada por uma instituição norte-americana, a UMinho é considerada a instituição de investigação científica com melhor impacto da sua produção científica.

A Universidade do Minho ficou colocada nos lugares cimeiros de um ranking que classifica instituições de ensino superior a nível mundial. O Leiden Ranking é publicado pela Thomson Reuters – um think tank sedeado nos Estados Unidos da América, que tem como uma das suas competências agregar informação relevante para decisores, investidores que procuram projectos de investigação, em fase de lançamento.

O ranking juntou um total de 750 instituições, que foram avaliadas no período de 2010 e 2013, utilizando indicadores relacionados com o impacto da produção científica, através das referências das publicações científicas aos trabalhos efectuados na Universidade do Minho.

A UM lidera os indicadores a nível nacional, seguindo-se outras universidade portuguesas como a Nova de Lisboa e as universidades do Porto, Coimbra, Lisboa e Aveiro. A nível internacional, são as universidades norte-americanas que se destacam, com o MIT e Harvard à cabeça.

Para a Reitoria da universidade minhota este é o resultado do percurso de afirmação da instituição como uma universidade de investigação e na ligação à sociedade. Segundo comunicado da Universidade do Minho, este é um fruto do esforço e empenho de toda a comunidade académica.