UMinho adere a rede europeia na área dos Sistemas de Informação
Terça-feira, Outubro 20, 2015

O protocolo de adesão foi assinado durante o encontro anual da ERCIS, a rede europeia que junta várias universidades. Guimarães deverá acolher congresso em 2017.

A Universidade do Minho e o seu Departamento de Sistemas de Informação passam a estar representados no Centro Europeu de Investigação em Sistemas de Informação (ERCIS, na sigla em inglês). A academia minhota passa a ser par de vinte e duas outras universidade de toda a Europa naquela área científica.

A adesão da UMinho à ERCIS representa um potencial de afirmação internacional do trabalho que se vem desenvolvendo no campus universitário de Azurém, em Guimarães, onde estão também sedeadas a Associação Portuguesa de Sistemas de Informação e a sede nacional da Association for Information Systems.

Além da exposição internacional, há igualmente novas oportunidades que vêm com a adesão à rede como parcerias de ensino e na investigação e das possibilidade de candidatura ao Horizonte 2020 – o programa-quadro europeu para a investigação e inovação.

A adesão foi assinada, durante a sexta edição do workshop anual da ERCIS, pelo seu presidente Jörg Becker e por Isabel Ramos, professora da Universidade do Minho, que sublinhou a importância de estar “entre as universidades europeias com maior projeção mundial neste âmbito”

Guimarães será a cidade que em 2017 acolherá a European Conference on Information Systems, tido como um dos mais importantes eventos na área dos sistemas de informação e que deverá reunir cerca de 600 investigadores.