PUB
Troféu Reitor: Estudantes da UMinho entram “em campo” antes dos exames
Terça-feira, Maio 27, 2008

A maior competição desportiva interna da Universidade do Minho (UMinho) já está em andamento. A prova, que conta este ano com mais de 500 estudantes e funcionários inscritos e decorre até dia 4 de Junho.

A maior competição desportiva interna da Universidade do Minho (UMinho) já está em andamento. A prova, que conta este ano com mais de 500 estudantes e funcionários inscritos, arrancou a 15 de Maio e vai decorrer até ao próximo dia 4 de Junho nos complexos desportivos de Gualtar, em Braga, e de Azurém, em Guimarães. Em disputa estão nove troféus nas categorias de Futsal masculino e feminino, Basquetebol, Voleibol, Badminton, Squash, Ténis, Ténis de Mesa e Xadrez.

Das nove categorias, quatro já entraram em actividade: Futsal masculino, Basquetebol, Badminton e Voleibol de Praia. Destas, o Futsal masculino é a que conta com um maior número de participantes, que se encontram distribuídos por 28 equipas.

Os jogos da fase de apuramento estão praticamente concluídos, faltando apenas disputar a terceira ronda de jogos dos grupos E e G. Nesta altura, encontram-se já apuradas para oitavos de final, as equipas dos cursos de Engenharia Biomédica e Sociologia (grupo A), Economia e Direito (grupo B), Gestão e Ciências da Comunicação, (grupo C), Química e Licenciatura em Engenharia Informática (grupo D) e Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais e Geografia e Planeamento (grupo F).

O Basquetebol é outras das provas que já se encontra a decorrer. Em prova estão nove equipas, que foram dividas em dois grupos. Até agora foram disputados apenas quatro jogos da fase de apuramento, todos respectivos ao Grupo A. No final da ronda inaugural, a equipa da Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) segue isolada na frente da tabela, com duas vitórias. O segundo lugar é ocupado por Sociologia e pela Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM), ambas com uma vitória e uma derrota. Em quarto e último lugar do grupo está Economia que soma duas derrotas em igual número de jogos.

Já no voleibol de praia apenas foi disputado um encontro. A dupla de LEI venceu a equipa de Mestrado em Engenharia de Materiais, por 2-1 (21-18; 12-21; 15-6). Além destas duas equipas, estão ainda inscritas mais 5 duplas (AFUM, Direito, Gestão, Química e Engenharia Biológica).

Graça é o primeiro vencedor do Troféu Reitor
João Graça, do curso de Engenharia Civil, venceu pelo segundo ano consecutivo a prova individual de Badminton. O estudante de Civil chegou à medalha de ouro após derrotar, na fase final, Rui Almeida de Engenharia Mecânica, pelos parciais de 21-17 e 21-18, e a aluna de mestrado, Ângela Leite, por 2-0 (21-10; 21-13). No segundo lugar classificou-se Rui Almeida que venceu, por 2-0, a partida frente a Ângela Leite, que ficou assim no terceiro lugar do pódio. A competição de pares decorre na próxima quarta-feira, 28 de Junho.

Texto: Carlos Daniel Rego*

* Parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados