PUB
Trigal recebeu o 1º prémio do Concurso Nacional de Jornais Escolares
Sábado, Dezembro 1, 2007

A cerimónia realizou-se na cidade de Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 28 de Novembro e foi presidida pela Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, a quem coube entregar o prémio atribuído ao Trigal.

O concurso é uma iniciativa anual do projecto de educação para os media do jornal PÚBLICO, apoiada pelo Ministério da Educação, pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, pela Porto Editora e pelo Centro Português de Design.
Tal como já foi divulgado, “O Trigal” em igualdade com o “100 Letras” da Escola Secundária de Leal da Câmara (Sintra) venceu o primeiro prémio do escalão de jornais escolares de escolas secundárias e profissionais, para os jornais publicados no ano lectivo 2006/07. Este prémio traduziu-se num valor pecuniário de 1850 euros.
A escola esteve representada pela actual turma responsável para dar continuidade ao projecto jornalístico e por uma aluna do ano lectivo anterior e que, actualmente, frequenta o curso de Comunicação Social da Universidade do Minho. Com os alunos esteve ainda o professor responsável pela disciplina Área de Projecto “Oficina de Comunicação” e pelo presidente do Conselho Executivo.

Esta comitiva não escondeu a satisfação pelo reconhecimento que este prémio acaba por dar ao trabalho que se faz na escola. Como referiram alguns dos alunos, o prémio acaba por ser mais um incentivo e “dá mais motivação para a continuação do projecto”. Fazer mais e melhor no corrente ano lectivo é o objectivo que une os alunos da Escola Secundária.
A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, considerou que os jornais escolares são um “exercício pedagógico e de cidadania”, por se tratar de experiências importantes para a formação dos jovens estudantes.

Ao longo dos anos o Trigal esteve ligado ao Curso Tecnológico de Comunicação e Difusão. Em 2006/07, com a extinção desse curso o projecto do jornal ficou ancorado a uma nova disciplina surgida no 12º Ano, designada por Área de Projecto. Trata-se de uma área não disciplinar, inscrita no currículo do ensino secundário, com uma natureza interdisciplinar e transdisciplinar. Ao nível dessa Área de Projecto foi criada uma “Oficina de Comunicação” onde os alunos trabalham no jornal, desenvolvem um boletim informativo mensal, o “Infoescola”, entregue a todos os alunos para o encaminharem para os respectivos encarregados de educação, tratam da manutenção da página da escola https://www.esb3-caldastaipas.pt/ e colaboram na edição do Anuário.

Ministra visita a Secundária durante o mês de Janeiro
À margem desta cerimónia os jornalistas do Trigal questionaram a Ministra da Educação sobre uma eventual visita à Escola Secundária.
Maria de Lurdes Rodrigues referiu que é uma deslocação que está agendada e que acontecerá durante o mês de Janeiro. Não avançou com um data específica, nem com o programa, mas tudo aponta que presidirá à entrega das certificações dos Cursos de Educação e Formação para Adultos.

Artigos Relacionados