PUB
Trânsito vai mudar após obras de remodelação na entrada das Taipas
Quinta-feira, Março 11, 2010

As obras que estão a decorrer, desde o início do ano, na entrada Sul da vila das Taipas, quando concluídas, vão alterar a postura do trânsito naquele local.

Para além do embelezamento e requalificação da entrada da vila, para quem se desloca no sentido Guimarães – Taipas, também se irão verificar alterações na forma de circulação de veículos.

No que era essencial, a entrada dos automóveis vindos do centro da vila, continuará a realizar-se pela esquerda, como até aqui, em relação aos veículos que se deslocam no sentido Braga – Guimarães, pela variante das Taipas. Neste local, a solução encontrada foi a de prolongar a faixa de aproximação à variante para uns metros mais à frente, no intuito de aumentar a visibilidade aos condutores que pretendam dirigir-se para Guimarães.

A alteração mais visível poderá estar relacionada com o trânsito que, vindo da variante no sentido Braga – Guimarães e pretenda entrar nas Taipas (antes da ponte), passará a ter de deslocar-se à nova rotunda que está já a ser construída em Ponte, uma centena de metros depois da ponte sobre o Rio Ave e voltar para trás. O mesmo acontecerá para quem pretenda dirigir-se para o Parque de Lazer das Taipas.

Esta, parece ser a grande alteração relativamente ao trânsito naquele local. Não conseguimos, até à data, uma confirmação oficial de que tal se vá processar dessa forma. Contudo, com o adiantar das obras, já são visíveis os cortes no alcatrão para a colocação de guias de granito no local, até aqui usado pelos automobilistas para entrarem para a vila das Taipas. Tudo leva a crer que a colocação dessas guias obriguem os automobilistas a percorrer mais uns metros e contornar a nova rotunda para se poderem dirigir ao centro da vila e ao Parque de Lazer.

Texto: Manuel António Silva