PUB
Trajes do século XIX expostos em Famalicão
Terça-feira, Junho 20, 2006

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão, tem patente até 27 de Agosto, a exposição “O Trajo e o Trajar do Baixo Minho”. A mostra é promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Famalicão e é organizada pela Rusga de S. Vicente de Braga, um grupo […]

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão, tem patente até 27 de Agosto, a exposição “O Trajo e o Trajar do Baixo Minho”.

A mostra é promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Famalicão e é organizada pela Rusga de S. Vicente de Braga, um grupo etnográfico que está a comemorar 400 anos de existência.

A exposição reúne peças únicas, com várias dezenas de anos, verdadeiros testemunhos de um passado não muito longínquo. Desde trajes de noiva, saiotes, ceroulas, saias de fora, até aos tradicionais aventais, xailes, lenços, jaquetas, capotilhas e capotes, tudo se encontra nesta exposição que incide principalmente sobre os trajes dos finais do século XIX até às primeiras décadas do século XX.

De acordo com os organizadores, “a mostra tem como principal objectivo sensibilizar as pessoas para a salvaguarda e promoção de um património que é valiosíssimo e que é constituído pelo traje e pela forma de trajar”.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 17h30 e aos fins-de-semana das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.

Artigos Relacionados