PUB
Trabalho dos alunos “A Física a 500 Km/hora” premiado na II Mostra Nacional de Ciência
Quinta-feira, Maio 29, 2008

Alunos do 12º ano obtiveram o 4º prémio num concurso nacional de grande relevo.

O trabalho “A Física a 500 Km/hora” da autoria dos alunos do 12ºA Ana Sílvia Oliveira da Silva, Dário Machado e Marta Maria Carreira Gomes, orientados pela Professora Sameiro Carvalho, arrebatou o 4º prémio (no valor de 500€) prestigiando, mais uma vez, o nome da Escola Secundária de Caldas das Taipas num concurso nacional de grande relevo.
Tratou-se da II Mostra Nacional de Ciência realizada no Museu da Electricidade, em Lisboa, nos dias 22, 23 e 24 de Maio. Neste certame foram expostos os 79 projectos seleccionados pelo júri do Concurso “Jovens Cientistas e Investigadores”, uma iniciativa da Fundação da Juventude que contou com o apoio da Fundação EDP, da TMN e da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Os jovens da Secundária da vila, tendo como tema científico central a Física, desenvolveram um projecto na área dos materiais supercondutores e nas suas aplicações aos transportes ferroviários de grande velocidade (maglevs) – tema de grande actualidade, tendo em conta os actuais problemas ambientais.
No momento em que são lançados no nosso país os projectos para a rede ferroviária de alta velocidade, o estudo dos conhecimentos físicos que suportam essa tecnologia – como as propriedades supercondutoras de alguns materiais – revelam uma grande importância. Os alunos da Área de Projecto com o protótipo apresentado pretenderam estudar os supercondutores e testar as suas aplicações e a sua importância.
No âmbito do projecto, desenvolveram um modelo virtual de maglev e um protótipo funcional do mesmo, que implicou a mobilização de conhecimentos de mecânica, geometria descritiva, matemática, entre outras ciências
O Concurso Jovens Cientistas e Investigadores é organizado anualmente pela Fundação da Juventude desde 1992, um longo percurso com mais de três centenas de trabalhos avaliados. Desde a sua primeira edição, este Concurso tem como objectivo promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, e estimular o aparecimento de jovens talentos. Pretende-se, ainda, com este concurso atrair os jovens para carreiras profissionais ligadas à Ciência e à Tecnologia, à Investigação e ao Desenvolvimento.

Artigos Relacionados