Todos os eventos CEC até Domingo
Quarta-feira, Maio 9, 2012

Fique a conhecer todas a iniciativas desta semana no âmbito da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Cinema Experimental: O Sangue

9 de Maio (quarta-feira), às 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA)

Integrado no ciclo Frame-Art, o realizador Pedro Costa apresenta a história de dois irmãos que ficam aterrorizados pela ideia de serem separados, quando as autoridades locais tomam conhecimento da morte do seu pai.

 

Teatro: Europa Naquele Lugar

9 de Maio (quarta-feira), às 21h30 na Escola Secundária das Taipas

Europa é uma criação que coloca em cena uma reflexão partilhada sobre a condição actual da Europa, da sua identidade una e/ou múltipla, da sua história recente.

 

Apresentação: Rioarte vídeo/arte Contemporânea – Centro Sérgio Porto

10 de Maio (quinta-feira), às 21h30 no Espaço On.Off, fábrica ASA

Este é o primeiro de três ciclos de trabalhos de diversos artistas brasileiros que serão apresentados no âmbito da programação On.Off. Distanciando-se assim de um carácter puramente documental e retrospectivo, a série incorpora a actualidade apostando na parceria entre artistas e directores para criar, nessa linguagem, um sentido poético.

 

Workshop: Aula prática de introdução à electrónica

10 de Maio (quinta-feira) das 20h00 às 24h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA)

A Aula Prática de Electrónica é uma introdução à electrónica através da apresentação e montagem em circuito dos principais componentes electrónicos. Neste âmbito será feita a apresentação das ferramentas disponíveis no laboratório de electrónica, bem como de algumas leis e regras essenciais.

 

Teatro: Uma Longa Aventura

10 de Maio (quinta-feira), às 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.

11 de Maio (sexta-feira), às 21h30 no Centro Social de Moreira de Cónegos

12 de Maio (sábado), às 21h30 no Novo Auditório de Brito

Esta peça integra a iniciativa “Aqui nasceram histórias e estórias” – uma mostra de teatro amador dedicada às lendas e vivências do concelho vimaranense

 

Cinema: “Rapace” e “O Dom das Lágrimas”

10 de Maio (quinta-feira), às 21h30 no CAE São Mamede

O realizador João Nicolau apresenta “Rapace” e “O Dom das Lágrimas”. O primeiro, de 15 minutos, dedicado à personagem de um jovem plácido e diletante que vê o seu mundo abalado por uma jovem tradutora. O segundo trata-se de é um filme-inquérito que tem como universo de pesquisa a população da cidade de Guimarães.

 

Abertura da Exposição: Angelorum – Mil anos de anjos

11 de Maio (sexta-feira), das 18h30 e 21h30 no Museu Alberto Sampaio

Exposição dedicada ao trabalho artístico desenvolvido em torno da figura do “anjo”, apresentando as quatro grandes fases da sua representação: o Anjo Justiceiro do período medieval; o Anjo Humanista do Renascimento; o Anjo Barroco, do Luxo e Decoração; e o Anjo Protector da Idade Contemporânea.

 

Música: Jazz Stew por Bongo Tonto!

De 11 a 12 de Maio (sexta-feira a sábado), das 23h00 às 2h00 na Fábrica ASA

O projecto Jazz Stew – que nasceu através de Paulo Santos Rodrigo e Pedro Passos, em 1992 – tem vindo a divulgar o Jazz como momento de dança orientando-o sempre para a pista de dança e associado a todas as suas descendências: Hip-hop, Jungle, Trip-Hop entre outros.

 

Teatro: Os Lusíadas

11 de Maio (sexta-feira), pelas 21h30 no Auditório do Centro Paroquial de Pevidém

António Fonseca apresenta, num conjunto de acções em espaços disseminados pelo concelho, a sua própria e muito especial antologia desta obra maior da literatura portuguesa.

 

Concerto: Marta Hugon

11 de Maio (sexta-feira), às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Marta Hugon apresenta o seu mais recente trabalho em Guimarães 2012, no Centro Cultural Vila Flor para apresentar um álbum que partilha histórias simples e intemporais.

 

Apresentação: Programação Plataforma de Moda/Fashion Hub

11 de Maio (sexta-feira), às 19h00 na Fábrica ASA

O evento apresenta os seis designers seleccionados para integrar o programa da Plataforma de Moda/Fashion Hub. Vai ainda ser apresentado o programa da Plataforma de Moda/Fashion Hub e outros eventos a ter lugar em Guimarães nos próximos meses.

 

Inauguração: Espaço On.Off

11 de Maio (sexta-feira), pelas 22h00 no Espaço On.Off, fábrica ASA

Dentro da Fábrica ASA, Guimarães 2012 implementará, numa área de 600m2, o projeto On.Off Laboratório de Criatividade Urbana, que conta com uma programação que comporta: exposições, instalações, residências artísticas, performances, intervenções urbanas, formação, ciclos de cinema, debates, concertos, dj’s set, dança e lançamento de livros.

 

Performance: Câmara Neuronal

De 11 a 13 de Maio (sexta-feira a domingo), pelas 22h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA)

Trata-se de uma performance neuro/audio/visual, integrada no projecto Frame Art, concebida em torno da personagem do Adolfo Luxúria Canibal. O movimento/interpretação física e interpretação mental do performer são traduzidos em composições sonoras e visuais em tempo real num ambiente de projecção imersiva.

 

Música e Dança: Lindy Hop Portugal

Aula de Lindy Hop a 12 de Maio (sábado) pelas 22h00 na Fábrica ASA

Lindy Hop Portugal – Festa Retro Vintage a 12 de Maio (sábado) pelas 23h00 na Fábrica ASA

Guimarães 2012 dedica o serão de dia 12 ao Lindy Hop com uma aula prática da modalidade seguida da “Lindy Hop – Festa Retro Vintage”, um evento que recria o ambiente da época do Swing, ao som de Benny Goodman, Count Basie, Artie Shaw, Jimmie Lunceford e muitos outros.

 

Oficina: Ninhos de Sons

Dias 12 e 13 de Maio (sábado e domingo) às 10h00 e 11h30 no Centro Cultural Vila Flor

Pequenos e graúdos a experimentar pequenos momentos artísticos e sensoriais na oficina “Ninho de Sons”. Esta iniciativa integrada no projecto “Ninhos” – dividido em quatro vertentes “Ninho de Sons”, Ninho do Corpo”, “Ninho de Objectos” e “Ninho de Cores”.

 

Workshop: Organização de Eventos Culturais

Dias 12 e 13 de Maio (sábado e domingo), das 10h30 às 13h30 e das 14h30 das 19h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA)

A iniciativa foca-se nos aspectos essenciais da organização de eventos culturais. Os temas abordados no workshop são: fases do planeamento de um evento, recursos, marketing de eventos, coordenação e avaliação.

 

Workshop: Introdução ao 3D com Blender

Dias 12 e 13 de Maio (sábado e domingo) das 10h30 às 13h30 e das 14h30 das 19h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA)

Durante o workshop os participantes adquirem conhecimentos práticos na modelação poligonal, no uso de modificadores auxiliares à modelação e na colocação de materiais no objecto modelado. No final serão capazes de criar uma imagem final do objecto modelado.

 

Performance: Sonores

12 de Maio (sábado) às 22h00 na Fábrica ASA

Guimarães 2012 é palco de uma produção sonora única, que tem como protagonista o “Outra Voz” – grupo vocal composto por cerca de duas centenas de cidadãos da cidade berço. O grupo trabalhou directamente com o colectivo de artistas SOOPA, sob a orientação de Filipe Silva e Jonathan Saldanha, e apresenta agora a performance “Sonores”. Trata-se de uma peça para coro, que visa explorar a relação entre som e espaço, tendo em conta as características específicas do local onde terá lugar: a estamparia da antiga fábrica ASA, em Guimarães.

 

Concerto: Orquestra do Norte

12 de Maio (sábado) pelas 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

A orquestra, criada em 1992 e sedeada em Amarante, é dirigido pelo maestro José Ferreira Lobo. O concerto terá a participação do maestro Philipe Bender e do violinista Emanuel Salvador.

Artigos Relacionados