PUB
The National e Manuela Azevedo lideram vendas para o Festival Manta em Guimarães
Segunda-feira, Junho 23, 2008

Três propostas para assistir no próximo mês de Julho, nos jardins do CC Vila Flor em Guimarães. O concerto dos The National tem tido maior procura que os outros dois, talvez muito por sugestão do último disco da banda, tido por muitos como um dos melhores de 2007.

A pouco menos de um mês do Festival Manta, que acontece nos dias 17 a 19 no Centro Cultural Vila Flor, os bilhetes para o concerto dos The National no dia 18 de Julho, são os que têm registado maior procura. Segundo fonte do Centro Cultural Vila Flor, a grande parte da venda dos bilhetes tem sido efectuada através da loja online.

O Festival Manta trará a Guimarães os Liars (17), The National (18) e os rinôçérôse (19). Quanto aos Liars, são norte-americanos formados no ano de 2000, fruto do encontro de Aaron Hemphill e Angus Andrew em Nova Iorque depois de terem respondido a um anúncio afixado por Pat Noecker e Ron Albertson numa loja de discos. Os Liars contam com quatro discos na sua discografia. O último é um disco homónimo e data de 2007, que foi apontado pela crítica como uma aproximação ao mainstream , depois de os discos anteriores terem explorado o lado mais agreste da criatividade da banda.

Na sexta-feira, 18 de Julho, tomam conta dos jardins do palácio os The National, talvez a banda mais consensual das três propostas apresentadas. The National, igualmente norte-americanos lançaram em 2007 o muito aclamado Boxer. A sonoridade da banda é caracterizada por um country-rock muito na linha do que fizeram os American Music Club ou os Tindersticks – são notórias as semelhanças das vozes de Matt Berninger e de Stuart Staples.

Para finalizar, os rinôçérôse apresentam um percurso mais inconstante. O duo francês lançou com algum sucesso em 1999 o seu disco de estreia Installation Sonore, depois de terem feito a primeira parte de um concerto dos Underworld e de terem convencido um representante da editora V2, que fez distribuir mundialmente o disco, com assinalável sucesso. O som dos rinôçérôse é categorizado como música de dança, feita com recurso a instrumentos orgânicos, em vez das habituais electrónicas. Posteriormente, a banda foi perdendo exposição até que, em 2005, o tema “Cubicle”, do álbum Schizophonia, foi utilizado numa campanha publicitária da Apple.

Após os concertos, a noite continua até às 2 horas da manhã, com dj’s nacionais. O destaque irá para o dia 18 de Julho, após o concerto dos The National. Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, tomará conta do alinhamento sonoro para o resto da noite.

Os bilhetes para o Manta continuam à venda no CC Vila Flor, no respectivo site e na rede de lojas FNAC. O preço individual é de 10 euros. O bilhete para os três dias custa 25 euros.

Artigos Relacionados