The Gift celebram 20 anos de carreira com concerto no Multiusos de Guimarães
Sexta-feira, Dezembro 11, 2015

Os The Gift assinalam neste ano duas décadas de carreira, com o lançamento de “20” – uma caixa de retrospectiva, que não deixa de projectar o futuro. A ocasião é motivo para dois concertos que a banda dará em Guimarães e depois em Lisboa.

A banda de Alcobaça está a celebrar os seus vinte anos de carreira. A ocasião está a ser assinalada com edições e concertos. A estreia nas edições ocorreu em 1997, com o subterrâneo Digital Atmosphere, mas foi em 1998 que os The Gift foram projectados com o disco Vinyl.

Na altura, a gravação, o lançamento e a respectiva distribuição do disco esteve totalmente a cargo da banda, tendo sido um dos primeiros casos em que um artista ou uma banda chegou ao top de vendas, sem recorrer aos mecanismos tradicionais, disponibilizados pelas editoras e distribuidoras de fonogramas.

A primeira edição de Vinyl esgotou tendo a banda lançado uma segunda edição, desta feita contando com a distribuição da BMG (entretanto comprada pela Sony). Esse primeiro disco foi marcante por ter sido representativo das mudanças de que a indústria discográfica foi alvo, durante a década de 1990.

O disco dividiu opiniões. De resto, o percurso da banda nunca foi considerado consensual. A banda movimentava-se entre indie e a pop grandiosa, esta última foi ganhando mais evidência ao longo dos anos. Desde 1998 a banda lançou mais quatro álbuns de estúdio, sempre pela editora da banda – a La Folie Records.

20 ANOS
Na altura em que se assinalam os vinte anos de carreira, os The Gift lançaram, a 20 de Novembro, uma caixa com CDs e DVDs, um livro, da autoria de Nuno Galopim e com fotografias de Rita Carmo e um documentário, onde são registados depoimentos dos quarteto, juntamente com imagens de arquivo. O single de apresentação do lançamento chama-se ‘Clássico’.

A banda dará dois concertos de apresentação de 20. O primeiro será já no próximo sábado, 12 de Dezembro, no Multiusos de Guimarães. O segundo está marcado para a MEO Arena, a 19 de Dezembro.

Para o concerto em Guimarães os bilhetes vão desde os 17 (2.ª plateia, sem marcação) aos 40 euros (caderias VIP) e poderão ser adquiridos online na bol.pt. Estão também disponíveis na bilheteira do Multiusos de Guimarães, Complexo de Piscinas de Guimarães, Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes Lojas FNAC, Lojas Worten, CTT, Centro Comercial Espaço Guimarães.