PUB
Teatro nos Banhos Velhos
Quarta-feira, Junho 27, 2012

O espaço cultural dos Banhos Velhos recebe, esta Sexta-feira, a encenação do Auto da India de Gil Vicente.

A iniciativa, integrada no programa vocacionado para as artes cénicas “Aqui nasceu Portugal” com coordenação artística de Hélder Costa, está agendada para as 22 horas da próxima Sexta-feira, 29 de Junho, e será protagonizada pelo Grupo de Teatro da Escola Secundária das Taipas “Ao Sabor dos Livros”.

Auto da Índia foi representada pela primeira vez em 1509, e é a primeira farsa de Gil Vicente e também da literatura portuguesa. A peça incide sobre a questão da fidelidade conjugal, na época da expansão portuguesa.

O texto fala do adultério como consequência das viagens dos Descobrimentos. Constança, insatisfeita com seu marido e ao que tudo indica casada apenas por interesse, arranja dois amantes (um castelhano chamado Juan de Zamora e um português chamado Lemos) enquanto o marido está numa viagem com destino à Índia.

Gil Vicente, autor da obra, terá nascido em 1470 ou 1471, e terá morrido entre 1536 e 1540. Desconhece-se o local do seu nascimento, apontando-se a Beira como uma possibilidade. Gil Vicente animou as cortes de D. Manuel I e D. João III, num período de cerca de 35 anos, dando início ao seu percurso teatral em 1502 e terminando em 1536.

Artigos Relacionados