PUB
Teatro amador mostra-se no CC Vila Flor
Quinta-feira, Maio 21, 2009

Mais uma mostra do teatro amador que se faz no concelho de Guimarães. Serão três apresentações, três trabalhos, de três companhias do concelho. Para acompanhar no CC Vila Flor até ao próximo Sábado, 23.

A mostra anual de teatro amador começa hoje no Centro Cultural Vila Flor, com a apresentação da peça “Deus Lhe Pague”, pelo Grupo de Teatro de Campelos, num texto da autoria do escritor e dramaturgo brasileiro Joracy Camargo.

“Deus Lhe Pague” desenvolve-se a partir da história de um homem que se vê preso, vítima da mentira, da traição e do abuso de poder da sociedade dominante.

Na sexta-feira, 22 de Abril será a vez da Citânia – Associação Juvenil apresentar “A Excepção e a Regra”, escrita em 1931 por Bretold Brecht. Nesta peça há fortes e fracos, exploradores e explorados. Há uma justiça injusta que defende os poderosos.

Finalmente, a última apresentação caberá ao Teatro de Ensaio Raul Brandão, que apresentará a peça “Fábula: Era uma vez”, de Fernando Nery Paiva, inspirada em “O Capital” de Karl Marx.

“Fábula: Era uma vez” fala de um povo que vive pacificamente numa ilha imaginária, a “ilha do norte”. Nessa ilha toda a gente vive em harmonia empregando o mínimo de trabalho para uma sobrevivência sem problemas. A vida deste povo imaginário decorre naquilo a que poderíamos chamar de “comunismo primitivo”. Até que surge o capital.

A Mostra de Teatro de Amadores resulta de um concurso em que são seleccionados trabalhos de grupos de teatro no concelho de Guimarães.

O concurso tem como objectivo promover a criação, a divulgação e o desenvolvimento de obras da dramaturgia de todas as épocas, apoiar a actividade dos grupos de teatro de amadores do concelho e fomentar o gosto pela fruição e prática artística na área do teatro.

As apresentações estão marcadas para as 22 horas sendo que a entrada é de 2,5 euros. É possível adquirir um bilhete único, para as três sessões, que tem o preço de cinco euros.

Artigos Relacionados

Teatro amador mostra-se no CC Vila Flor
Quarta-feira, Maio 21, 2008

Três grupos de teatro amador apresentam-se em Guimarães para mostrar a sua interpretação sobre textos de Garcia Marquez e Garcia Llorca. De 22 até 24 de Maio no Centro Cultural Vila Flor.

Os três projectos vencedores do concurso de apoio à criação teatral amadora serão apresentados a partir de amanhã, 22 de Maio, no Centro Cultural Vila Flor, em mais uma Mostra de Teatro Amador. O propósito do concurso focava-se em impulsionar a actividade de grupos de teatro amadores.

A programação abre assim na quinta-feira, 22, com uma apresentação da Citânia – Associação Juvenil, que levará à cena a peça “Cordéis”, cujo texto tem origem numa recolha de autores do século XVII.

Sexta-feira, será vez do Grupo CETE apresentar um trabalho baseada num texto de Gabriel Garcia Marques intitulado “Eréndira”, centrada nas personagens de Cândida Eréndira e a sua velhaca avó.

Finalmente, o Teatro de Ensaio de Raul Brandão encerra a mostra com a peça “Yerma”, sobre os conflitos e hipocrisias da sociedade, a partir de um texto de Garcia Llorca.

A Mostra de Teatro Amador antecipa os Festivais de Gil Vicente, que decorrem em Guimarães durante a primeira metade do mês de Junho.

Artigos Relacionados