PUB
Taipas e Briteiros participam no projecto “Escola Electrão”
Segunda-feira, Fevereiro 2, 2009

A Escola Secundária será um posto receptor de equipamentos eléctricos e electrónicos fora de uso. A iniciativa “Escola Electrão” decorre de uma parceria da escola com a associação Amb3E.

(editado em 06.02.2009 – 10 horas)

A Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT) vai participar no projecto “Escola Electrão” que consiste na recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos que já não têm uso. Os equipamentos podem ser entregues no “Ponto Electrão”, disponível nas instalações da ESCT de 12 a 19 de Fevereiro.

Esta iniciativa visa sensibilizar a comunidade educativa, empresarial e público em geral para a importância da recolha e valorização dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos).

O projecto “Escola Electrão”, no âmbito do qual a ESCT está a trabalhar, é um projecto da Amb3E – Associação Portuguesa da Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.

O crescimento de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos é visível em todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento: telemóveis, computadores, GPS, iPOD, televisões, batedeiras, torradeiras, secadores de cabelo, aspiradores, aquecedores, etc.

Estima-se que um cidadão médio destes países, se continuar a consumir aparelhos eléctricos e electrónicos ao ritmo actual, produzirá 3,3 toneladas de REEE durante a sua vida. O conteúdo de substâncias perigosas, altamente prejudiciais para o ambiente, nos equipamentos eléctricos e electrónicos é um dos problemas mais importantes da gestão e reciclagem, levando mesmo a União Europeia a emitir uma Directiva sobre a reciclagem de REEE nos países membros, procurando, deste modo, evitar a chegada destes resíduos às lixeiras. Em Portugal a situação tende também a agravar-se, pelo que o ambiente agradece a realização de iniciativas deste género e o envolvimento de todos.

Escola Electrão também em Briteiros

A Escola E. B. 2/3 de Briteiros também aderiu à iniciativa e vai receber nas suas instalações o Ponto Electrão entre os dias 11 e 18 de Fevereiro de 2009, com a particularidade da campanha já ter sido iniciada no período anterior, em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Briteiros.

Texto: Francisco Moreira Marinho
       c/ Manuel António Silva

Artigos Relacionados