PUB
Taipas branca de neve
Sexta-feira, Janeiro 9, 2009

Desde as 9.30 horas da manhã de hoje, que a neve caiu com insistência em todo o concelho de Guimarães. Este é sempre um momento único, que todos querem aproveitar, mas que requer cuidados redobrados.

Um manto de pousou sobre toda a região de Guimarães, hoje 9 de Janeiro, sensivelmente a partir das 9.30 horas da manhã. A neve caiu insistentemente durante cerca de duas horas, mantendo-se os termómetros à volta dos zero graus centígrados.

Entretanto, no centro da vila, depressa as pessoas saíram à rua para registar o momento que não se repetia, com esta intensidade, desde 1987. Para muitos dos mais novos, esta terá sido a primeira vez que viram flocos de neve a cair do céu e a oportunidade não foi desperdiçada para atirar bolas ou para erguer um boneco de neve.

À volta das Caldas das Taipas a neve caiu também com intensidade, particularmente nas zonas mais altas como Longos e Souto. Em Guimarães, o manto de neve envolveu a cidade de uma beleza muito particular. Foram muitos os aventureiros que subiram a montanha da Penha onde a neve atingiu uma espessura considerável.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que as temperaturas permaneçam abaixo da média dos últimos anos. Hoje a temperatura mínima deverá baixar aos três graus negativos e a máxima não deverá passar dos sete. O frio que se faz sentir em todo o território nacional deve-se a uma massa de ar polar cuja corrente provem de norte e com centro nas ilhas britânicas. Ainda de acordo com as previsões do IM, esta situação deverá agravar amanhã, sábado 10, com a temperatura mínima a poder chagar aos cinco negativos.

O REFLEXO está a receber fotografias enviadas pelos seus leitores, que serão publicadas na próxima edição impressa do Jornal REFLEXO, para memória futura. Envie-nos também a sua para jornal@reflexodigital.com .

GALERIA DE FOTOS

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados