PUB
Taekwondo faz “hat-trick” em dia de Europeu
Terça-feira, Março 17, 2009

O Taekwondo da AAUMinho venceu pela terceira vez consecutiva o Campeonato Nacional Universitário da especialidade ao arrecadar oito medalhas, com oito atletas.

Organizado na cidade dos moliceiros (Aveiro), este Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo que decorreu dia 14 de Março, ficou marcado pela presença de dois atletas da primeira linha internacional, José Fernandes (Eng. Biomédica) e Pedro Póvoa (Psicologia).

Nas categorias mais competitivas e com mais atletas (16 inscritos em cada uma delas), os -63kg e -68kg, Eduardo Rodrigues (Gestão Industrial) e José Fernandes e tiveram de vencer 4 combates para se consagrarem Campeões. Eduardo venceu na final o seu colega de equipa Rui Tiago Silva (Sociologia).

José Fernandes, actual Campeão Europeu Universitário nos -68kg, teve uma performance de grande nível, tendo mesmo vencido o primeiro combate por KO.

José Gonçalves que competiu também ele nos -68kg não se cruzou com o seu colega de equipa, tendo sido eliminado nas meias-finais. José arrecadou a medalha de bronze.

O olímpico Pedro Póvoa (-58kg) foi o terceiro e último atleta da AAUMinho a atingir o 1.º lugar, tendo levado de vencida a concorrência de uma forma fria e calculista, procurando sempre o ponto e não o KO. Nesta categoria de peso, Sérgio Areias (Mestrado Informática) foi um dos adversários de Póvoa e “teve de se contentar” com a prata.

A única atleta feminina da AAUMinho em prova, Elisa Soares (Eng. Biomédica), obteve o terceiro lugar na categoria de -62kg tendo perdido a meia-final apenas por 2 pontos.

Tiago Coelho, na categoria +87kg, (Tecnologias Sistemas de Comunicação) alcançou também ele o terceiro lugar após ter sido derrotado na meia-final por 3-1.

Num dia em que oito atletas conquistaram oito medalhas, a AAUMinho recebeu outra boa notícia. Em Hamburgo, na noite anterior, e após reunião do Comité Executivo da EUSA (European University Sports Association), ficou decidido que seria a Universidade do Minho a acolher e organizar o Europeu Universitário de Taekwondo de 2009 a decorrer em Dezembro.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Artigos Relacionados