PUB
‘Suave Fest’ junta projectos emergentes da música e do teatro em Guimarães
Quinta-feira, Setembro 10, 2015

Após uma primeira edição em 2014, que correspondeu às expectativas da organização, realiza-se em Guimarães, arranca hoje e decorre até dia 12 de Setembro, a segunda edição do ‘Suave Fest’.

O ‘Suave Fest’ juntará, nos três dias em que decorre, a música de projectos nacionais emergentes e apresentações de grupos de teatro, numa tentativa de criar um certame multidisciplinar, que agregue diversos domínios artísticos. Este é, de resto, uma das novidades da edição de 2015 do ‘Suave Fest’ – a conjugação de projectos de música e teatro.

José Manuel Gomes, responsável pela programação do ‘Suave Fest’, fala numa “ponte com a cidade”, através da apresentação de projectos oriundos de Guimarães, como é o caso dos Tøuløuse, dos Paraguaii e Captain Bay, no caso da música; e do grupo de teatro Cete, no caso do teatro. Todas as apresentações e concertos serão de entrada livre.

O programa do ‘Suave Fest’ terá início no dia 10 de Setembro, às 22 horas. Neste primeiro dia tocará Captain Boy e a estreia absoluta dos Leviatã, projecto do qual fazem parte Marco Duarte e Bernardo Barbosa, este último é também uma parte dos Ermo.

Os Leviatã lançaram em Fevereiro deste ano um EP de estreia, com quatro temas, onde se desenham “paisagens sonoras”, com recurso à “colagem de sons”. Captain Boy é o projecto do vimaranense Pedro Ribeiro, que tocou recentemente no festival Super Rock, em Lisboa, no dia 18 de Julho e que lançou o EP homónimo, que foi lançado em formato digital pela Universal Music. Captain Boy foi um dos três projectos escolhidos, num universo de 1200 inscritos na plataforma Tadiio – um projecto inovador português que aproxima novos talentos da música dos promotores de editoras e de agenciamento.

O segundo dia do ‘Suave Fest’ começa às 21 horas, com a apresentação de “Anjo da Guarda”, pelo Grupo de Teatro Napalm, do Porto. No que à música respeita, o alinhamento para sexta-feira, 11 de Setembro, conta com concertos de: The Sunflowers (21.30h); Paraguaii (22.30h); Imploding Stars (23.30h); e a fechar a noite o projecto PISTA.

Os primeiros da noite vêm do Porto e apresentam-se como praticantes de rock “rápido, alto, desleixado e sujo”. Os adjectivos são dos próprios. A seguir tocam os Paraguaii, de Guimarães, que deixaram muitos ouvintes em suspenso, depois de um EP, lançado na primeira metade de 2015. Os Imploding Stars partiram no final de 2014 para uma viagem pela via láctea e têm andado um pouco por todo o país a mostrar o seu álbum A Mountain And A Tree. É vê-los em Guimarães, qual meteorito a passar uma tangente na atmosfera terrestre. A série de concertos fica concluída com os PISTA.

O último dos três dias do ‘Suave Fest’ é o mais preenchido. Ao todo são duas peças de teatro, três concertos e um dj set. O dia de encerramento começa às 18 horas, com a apresentação de “Partido do Binho”, por Nuno Meireles, seguido de “Rua Deserta”, pelo grupo de teatro Cete. Os concertos começam novamente às 21.30 horas com os locais Tøuløuse, que tocaram nos concertos da vila, antes do festival de Paredes de Coura. Seguem-se Juba e os portuenses Equations, que lançaram no início deste ano o álbum Hightower. O encerramento do ‘Suave Fest’ de 2015 será feito ao som do Bazuuca Som Sistema.

O ‘Suave Fest’ é uma organização da associação Convívio, de Guimarães, e acontecerá no Largo da Misericórdia, junto ao edifício sede daquela associação. Todos os eventos são de entrada livre.

TOME NOTA
Quinta-feira, 10 Setembro
Música : Leviatã : 22h
Música : Captain Boy : 22.50h
DJ Set : Yes, Love

Sexta-feira, 11 Setembro
Teatro: “Anjo da Guarda” pelo Grupo de Teatro Napalm : 21h
Música : The Sunflowers : 21.30h
Música : Paraguaii : 22.30h
Música : Imploding Stars : 23:30h
Música : PISTA : 00:30h
DJ Set : Fudim Plan

Sábado, 12 Setembro
Teatro: “Partido do Binho” por Nuno Meireles : 18h
Teatro: “Rua Deserta” pelo Grupo de Teatro CETE : 22.20h
Música : Toulouse : 21.30h
Música : JUBA : 23.20h
Música : Equations : 00.20h
DJ Set : Bazuuca Som Sistema